
O League of Legends, principalmente no Brasil, vem recebendo muitas reclamações de jogadores sobre o alto nível de toxicidade no cenário. Pensando nisso, um projeto criado pela comunidade e para a comunidade chamado Projeto 52GO (Five To Go), promete instruir os players nas mecânicas do jogo, de modo a educar a comunidade brasileira, e criar um jogo menos tóxico e mais divertido para todos.
Pelo menos é isso que afirma o responsável pelo projeto, Bernardo "tzz" Keunecke. Segundo ele, o "O objetivo principal (do projeto) é aumentar/melhorar o nível do nosso servidor. Este "melhorar" consiste em acabar com rages, tóxicos e pessoas que desrespeitam a dificuldade do companheiro ou até do inimigo. São "N" fatores para melhorar o servidor, mas focamos nesses aspectos.". Para isso, jogadores brasileiros boloaram o projeto 52GO, que são divididos entre o GO e o 52:
O Projeto GO, que atualmente encontra-se desativado (com previsão para voltar em poucas semanas), consiste em escolher dez jogadores interessados no programa, e criar um jogo custom com eles. Ao fim desse jogo, os alunos e o professor (ou professores) irão assistir ao replay da partida juntos, e os jogadores terão os seus erros apontados, para entenderem onde erraram e como melhorar. Os jogos acontecem toda semana, e qualquer pessoa pode ser escolhida para participar.

O Projeto 52, por outro lado, trabalha mecânicas especificas, e conta com diversos professores que ensinam sobre assuntos variados, como campeões ou uma lane especifica. Nesse projeto, o interessado procura em uma lista de professores aquele que se dispôs a dar aula de seu campeão ou lane favorita, e entra em contato com ele para marcar uma aula particular, completamente grátis. Essas aulas podem acontecer qualquer dia que ambos o professor e aluno tenham disponibilidade.
Vale lembrar que todas as aulas são gratuitas, e abertas a qualquer um da comunidade para participar como aluno. Existem vagas abertas também para jogadores que estiverem interessados em dar aulas no Projeto 52, com o requisito mínimo de ser do elo platina ou superior. Aos interessados no projeto, estão à disposição um tópico com maiores explicações no fórum de League of Legends, e uma página no facebook.