Em junho deste ano, o cenário brasileiro de League of Legends conheceu mais uma organização. Adquirindo a antiga formação do Team United, a INTZ e-Sports foi fundada para conquistar títulos e para desmistificar uma interrogação que ultimamente incomodava os amantes do League of Legends brasileiro: existe algum time novo capaz de bater de frente com aqueles que são sempre considerados os favoritos?
Antes de mais nada, é válido explicar que as equipes consideradas favoritas pela comunidade brasileira, seja pelo nível dos jogadores ou pelos resultados em campeonatos, são Kabum e-Sports, Keyd Stars e paiN Gaming. Desde o ano passado essas três equipes monopolizam as primeiras colocações dos torneios, sendo classificadas no imaginário Tier 1. É válido citar ainda, o CNB e-Sports Club, que com frequentes problemas em sua formação tornou-se uma incógnita no cenário.
A questão é que nem sempre as coisas foram assim. Até o campeonato brasileiro da temporada passada, tínhamos três equipes dominantes no cenário: CNB, Keyd e paiN. Com a bela campanha no torneio da desacreditada Nex Impetus, seus jogadores conquistaram destaque e logo despertaram o interesse de organizações que tivessme uma filosofia de trabalho mais compatível com a ideia dos jogadores. Desta forma, surgiu a Kabum e-Sports.
Outro exemplo dessa mudança no Tier 1 foi a péssima fase enfrentada pela Keyd (sob nome de Keyd Team) durante o segundo semestre de 2013. Muitos, inclusive, já arriscavam dizer que a organização teria caído para o Tier 2. No entanto, a equipe deu a volta por cima e atualmente é uma das organizações mais sólidas de nosso cenário.
Dessa forma, percebe-se que não existe um grupo fixo de equipes dominantes. Existem apenas times favoritos que em um determinado período de tempo são os mais cotados para vencerem suas partidas. Mas, avaliando o cenário brasileiro, qual será a próxima equipe capaz de ingressar no tier 1?
![]() |
Jockster, micaO, Tockers, Djokovic e Yang: cada vez mais perto do Tier 1 |
A INTZ e-Sports conta com ótimos jogadores individualmente. Os carregadores Micael "micaO" Rodrigues (atirador) e Gabriel "Tockers" Claumann (meio) conseguem exercer muito bem a sua função nas partidas, e muitas vezes são os principais responsáveis pela vitória de sua equipe. Na solitária rota do topo, Felipe "Yang" Zhao consegue enfrentar qualquer jogador de igual para igual, não se abalando diante de experientes nomes de nosso cenário. Na selva, o já experiente Thiago "Djokovic" Maia vem apresentando uma crescente melhora quanto à sua mecânica e desenvoltura na partida, enquanto que seu conhecimento técnico do jogo continua inquestionável. O multitarefa Luan "Jockster" Cardoso, após meses atuando na posição de jungler, mostrou rápida readaptação na função de suporte, e junto com micaO, apresentam uma das duplas da rota inferior mais ameaçadoras do Brasil. Dessa forma, nota-se que analisando rota por rota, jogador por jogador, a INTZ já bate de frente com os favoritos, não sendo insano aquele que classificar a equipe como uma das potências no cenário.
"Estamos treinando bastante e estamos muito focados, queremos ganhar tudo que está vindo mas ao mesmo tempo nos mantemos pacientes. O foco mesmo é nos consolidarmos em 2015 e tomar nosso espaço." - Micael "micaO" Rodrigues
No entanto, ainda falta algo para que a equipe se encontre em um patamar mais elevado. Faltam títulos. Troféus. Desde a fundação da organização, em junho deste ano, a equipe disputou os campeonatos CBLoL – Liga Regional (eliminada nas quartas de final), Xtreme LoL (terceiro lugar), Xtreme LoL – Edição especial (campeão) e BGL 2014 (eliminada nas semifinais). A eliminação precoce dos dois torneios mais importantes disputados pela equipe reflete o seu ponto negativo: nas horas cruciais, quando a INTZ pode deixar o cenário de pernas para o ar, acaba deixando a vitória escapar. Assim, apesar da invencibilidade no modesto Rei do Nexus,contando com equipes semiprofissionais, a INTZ precisa mostrar a sua força nas horas de decisão.
![]() |
Família reunida: Jockster, MicaO, Yang, sNk (filho do dono da equipe), Tockers, Rogério (dono da equipe) Djokovic e atrás Guilherme (preparador esportivo) - Foto: Novo Nerd |
Formação
Felipe "Yang" Zhao - topo
Thiago "Djokovic" Maia - selva
Gabriel "Tockers" Claumann - meio
Micael "micaO" Rodrigues - atirador
Luan "Jockster" Cardoso - suporte
Matheus "Professor" Leirião - treinador
__________
Fotos: [Agência X5 | Facebook INTZ e-Sports]