
Os dois primeiros jogos do Campeonato Mundial de League of Legends de hoje provavelmente impressionaram todos os espectadores, assim como impressionaram a mim. Não apenas porque finalmente um time ocidental (ou algum time de qualquer região) venceu um time coreano, como foi o caso da Fnatic contra a Samsung Blue, mas porque a Alliance, cuja vitória parecia certa contra a Najin White Shield, foi derrotada após conseguir uma vantagem enorme no começo do jogo.
Esses foram apenas os dois primeiros jogos, claro, mas já serviram para deixar claro o porque do meta coreano ser tão dominante no cenário mundial: Todos se lembram, provavelmente, da enorme guerra de sentinelas que aconteceu no primeiro jogo do Mundial, entre Samsung White e Edward Gaming, onde, em média, duas sentinelas eram posicionadas por minuto. Essa tendência se manteve em todas as equipes coreanas: Apesar da mecânica extremamente acurada, é no controle de visão que eles realmente se sobressaem.
Basta ver o primeiro jogo, entre Alliance e Najin White Shield: A equipe europeia conseguiu uma vantagem enorme no inicio do jogo. O mid laner da equipe Henrik "Froggen" Hansen, chegou a abrir um placar 4/0 com seu Twisted Fate, e a própria equipe conseguiu abrir uma diferença de 7 abates a zero contra o time coreano. Porém, eles acabaram perdendo o jogo após sofrerem vários pickoffs no meio do jogo.

Isso aconteceu por culpa de ambas as equipes: Primeiro, a Najin, pelo seu posicionamento perfeito de sentinelas, que permitia ver o que a equipe europeia estava fazendo em uma área muito ampla do mapa, e segundo, da própria Alliance, que falhou em participar desse jogo de controle de visão, não conseguindo remover as sentinelas inimigas, enquanto tinha as suas removidas o tempo inteiro. Desse modo, mesmo com a enorme vantagem, os europeus jogaram completamente às cegas, enquanto os coreanos tinham noção de tudo o que acontecia, levando a boas rotações contra inimigos isolados, o que culminava, obviamente, em objetivos.
Contra a Fnatic, porém, isso não aconteceu. Pelo contrário, os europeus começaram o jogo sofrendo grande pressão, apesar de ter mantido o jogo equilibrado. A fase de lanes, porém, pareceu muito mais vantajosa para a Samsung Blue, e a composição da Fnatic não era exatamente forte em lutas em equipe, com campeões sem dano em área como Elise e Irelia. Ainda sim, eles conseguiram virar o jogo ao seu favor realizando pequenos pickoffs que se transformavam em lutas desiguais, e logo depois se tornavam objetivos.
Isso se deveu, novamente, ao ótimo trabalho de visão da equipe. Diferente de sua conterrânea Alliance, a Fnatic batalhou pelo posicionamento de sentinelas, comprando muitas sentinelas detectoras e usando com frequência a sua trinket vermelha para manter sua visão, e tirar do adversário. Como resultado, a Ahri de Enrique "xPeke" Cedeño tinha visão clara dos inimigos, o que foi vital para que os seus Charmes fizessem com que as lutas iniciassem com um inimigo a menos. Esse foi o segundo dia do jogo em que a visão foi (sem desmerecer os jogadores, que fizeram um ótimo trabalho) determinante para a vitória.

Comparando com o cenário brasileiro, podemos ver que isso é algo essencial que nos falta. A KaBuM e-Sports colocava pouquíssimas sentinelas no mapa contra a Najin White Shield e a Cloud 9, e retiravam menos ainda. Assim, a equipe muito frequentemente eram pegos de surpresa por ganks, coisa que raramente vem acontecendo nesse mundial, já que os inimigos são vistos bem antes de chegar. Além disso, é quase impossível para os jogadores brasileiros criarem jogadas se não sabem onde seus inimigos se encontram.
Portanto, estou seguro em afirmar que esse mundial está sendo vencido pela equipe com maior controle de visão. Mesmo que sofram na fase de lanes, esses dois últimos jogos mostraram como as partidas costumam ser decididas no meio e final do jogo, sendo decidida no começo apenas quando a diferença de potencial entre as equipes é muito grande. Conseguir uma boa visão de mapa lhe da uma grande vantagem, enquanto tirar a do inimigo lhe da grandes chances de vencer, mesmo com um começo ruim. Nesse jogo, mais do que mecânicas individuais, as equipes que melhor controlarem a visão serão as com maiores chances de vencer.