
O Campeonato Mundial de League of Legends de 2014 foi marcado por grande tensão interna e descaso por parte da Agência X5, responsável pela transmissão e narração de jogos oficiais de League of Legends no Brasil. Desde a primeira semana do campeonato, a comunidade vem reclamando da escolha de narradores por parte da X5, que escolheu casters inexperientes ao invés dos oficiais e mais adequados, como Diego "Toboco" Pereira e Guilherme "Tixinha" Cheida.
As reclamações por parte da comunidade se deram pelo fato de a escolha de narradores ser completamente inadequada para um evento deste porte, além de o X5 Mega Arena, evento da Agência X5, que está tendo lugar nos quatro dias em que a KaBuM e-Sports irá estrear no mundial (dias 25, 26, 27 e 28).
Todas as reclamações culminaram em um tópico no fórum de League of Legends, reclamando do descaso da X5 quanto ao evento mundial. O tópico viralizou rapidamente e atingiu a marca de 350 comentários e 35 mil visualizações em apenas 24 horas, chamando a atenção dos envolvidos e da própria Riot, que respondeu dizendo que estariam trabalhando nas mudanças para que o mundial fosse um sucesso no Brasil, o que resultou na contratação temporária de Gustavo "gstv1" Cima, Diego "Lunacy" Oliveira e Diniz "Gruntar" Albieri.

Como resultado, uma grande parte da comunidade de jogadores de League of Legends, que estavam insatisfeitos com a agência desde a demissão de gstv1, decidiu pelo boicote da narração brasileira dos jogos do Mundial de League of Legends, além de um número menor ter resolvido boicotar o evento que será sediado em São Paulo pelos próximos quatro dias.
Além disso, o primeiro dia da XMA foi marcada por erros da organização, e cancelamento de alguns jogos do Desafio Internacional, como alegou Gabriel "Kami" Santos:
Assim, o inicio do Mundial desse ano no Brasil será marcado como o fracasso da Agência X5 em prover ao público brasileiro um serviço de qualidade, além de um possível boicote às suas streams e eventos. Há também uma grande pressão por parte do público pelo rompimento ou não-renovação do contrato entre a Riot Games e a Agência X5, que prevê para eles os direitos de transmissão dos jogos.