
Mateus “Yetz” Vieira é atualmente o midlaner do Team AWP. Foi um dos pioneiros no cenário brasileiro de League of Legends, iniciando sua carreira como jogador profissional em 2011, pela World Wide Wipers (nov. 2011 – dez. 2012). Yetz teve seu ápice em 2012, atuando como midlaner e conquistando a segunda colocação no Campeonato Brasileiro – Segunda Temporada e o título do GeForce GTX League of Legends Invitational Brasil, defendendo a organização da vTi Nox (ago. 2012 – dez. 2012) em ambos os torneios.
No ano seguinte, o jogador que era considerado um dos melhores de nosso cenário, não manteve o ritmo vitorioso. Mudando para a função de jungler e com passagens apagadas por SemXorah Gaming (mar. 2013 – mai. 2013) e Rising On Gaming (ago. 2013 – nov. 2013), Yetz dedicou-se exclusivamente para a realização de streams. Dessa forma, apesar de estar fora do competitivo, o jovem jogador conquistou um público astronômico, essencial para o marketing pessoal do cyber-atleta. No entanto, seus fãs ainda sonhavam com o seu retorno ao cenário competitivo.
Em 2014 eles foram atendidos. A volta de Yetz aos campeonatos foi especulada em fevereiro com a possível criação da equipe Esquadrão Classe A, que reuniria figuras conhecidas do servidor brasileiro. O fato foi concretizado com o anúncio da organização Team AWP, oriunda de uma parceria entre os jogadores restantes do Esquadrão e da diretoria da extinta Ranked Gaming. A partir deste momento, Yetz voltou com força total ao competitivo, mostrando todo o seu valor e disputando os campeonatos mais importantes do ano até então.
Confira algumas jogadas de Yetz, tanto em campeonatos como em Filas Ranqueadas
Rota do Meio
Voltando a atuar na rota que lhe alavancou na carreira profissional de jogador de League of Legends, Yetz fez apresentações fantásticas, para a surpresa de muitos que não acreditavam no potencial do jogador na posição pela qual não jogava competitivamente há anos. Em seu leque de campeões Karthus, Orianna, Twisted Fate e Ziggs são notáveis. Pode-se perceber que a característica marcante dos heróis é o pico de poder que atingem com o passar do tempo na partida e com alto farm. Dessa maneira, Yetz geralmente opta por ter uma fase de rotas mais passiva, concentrando-se em captar recursos para mostrar seu potencial com o passar do jogo.
Atualmente, é considerado um dos melhores jogadores brasileiros na posição. No entanto, suas avançadas mecânicas, e a rápida e precisa leitura de jogo foram fundamentais para que o cyber-atleta também obtesse destaque na selva.
Yetz protagonizou belo lance no CBLoL 2014 - Série dos Campeões
Selva
Apesar de obter maior êxito no competitivo atuando como midlaner, o jogador sempre foi reconhecido por suas atuações na selva, vistas em Filas Ranqueadas e em algumas equipes pelas quais defenedeu. Dono de uma agressividade sem igual, arriscando dives e jogadas ousadas, o jogador mostra um ótimo domínio de mapa controlando visão e selva adversárias. Antigamente, era a função na qual Yetz mais se sentia inspirado e feliz em atuar. O jogador já afirmou que só atuava na rota do meio no cenário competitivo por necessidade.
Na função de jungler, Yetz tem como principal campeão, o Lee Sin. Com um dos kits mais completos da posição, o herói permite que o jogador abuse de jogadas ousadas e plásticas, que vão de acordo com o estilo de jogo de Yetz. O cyber-atleta era, inclusive, considerador por muitos, um dos melhores jogadores de Lee Sin de nosso servidor.
Team AWP
Em março deste ano, Yetz foi contratado junto à organização Team AWP. Buscando um retorno triunfante ao competitivo, o midlaner disputou diversos torneios nesta temporada. Sendo o astro de seu time, Yetz não se intimida frente às dificuldades, e toma a iniciativa de jogadas nas partidas.
Essa nova etapa em sua carreira, foi sem dúvidas, essencial para que voltasse à antiga forma. Agora, Yetz só precisa manter o ritmo e evoluir constantemente. Por mais que sua equipe não seja considerada umas das mais fortes de nosso cenário, é evidente a união dos jogadores, que com dedicação e apoio da parte administrativa da organização podem chegar com sucesso ao topo.
![]() |
Jogador durante a Liga Regional 2014 |
Mateus “Yetz” Vieira
Possuidor de uma das maiores legiões de fãs de nosso cenário, o jovem nordestino mostra ser a simpatia em pessoa. Tanto em streams, quanto em campeonatos, Yetz demonstra ter muito carinho e afeto por seus fãs, que tanto o apoiam e estimulam para que continue sempre no topo. Com um longo currículo no League of Legends, o jogador busca no Team AWP, destacar-se cada vez mais, e voltar a colecionar títulos.
![]() |
Yetz em momento de intensa vibração pela vTi Nox. A imagem já é um ícone do e-sports |
Redes Sociais
Sobre o Raio-X
O Raio-X do Demacia é uma matéria semanal, sendo publicado toda Sexta-Feira. Traremos informações, vídeos, imagens, curiosidades e características dentro e fora do jogo dos seus jogadores favoritos! Não deixem de comentar quem são os próximos que gostariam de ver no quadro. Confira as últimas edições:
Raio-X: Matheus "Mylon" Borges
Raio-X: Felipe "brTT" Gonçalves
Raio-X: Caio "Loop" Almeida
Raio-X: Gabriel "Kami" Santos
Raio-X: Thúlio "SirT" Carlos
Raio-X: Fabio "Venon" Guimarães
Raio-X: Murilo "Takeshi" Alves
Raio-X: André "Manajj" Rocha
Raio-X: Gabriel "Revolta" Henud
Raio-X: Leonardo "Alocs" Belo
Raio-X: Whesley "Leko" Holler
Raio-X: Felipe "brTT" Gonçalves
Raio-X: Caio "Loop" Almeida
Raio-X: Gabriel "Kami" Santos
Raio-X: Thúlio "SirT" Carlos
Raio-X: Fabio "Venon" Guimarães
Raio-X: Murilo "Takeshi" Alves
Raio-X: André "Manajj" Rocha
Raio-X: Gabriel "Revolta" Henud
Raio-X: Leonardo "Alocs" Belo
Raio-X: Whesley "Leko" Holler
[Fotos: Agência X5 | Facebook do jogador]