terça-feira, 26 de agosto de 2014

Primeiras impressões sobre o novo campeão, Azir!



A Riot anda se superando a cada atualização: Não apenas eles anunciaram um novo campeão menos de um mês após o campeão Gnar ter sido lançado, como esse campeão, assim como o seu antecessor, apresenta uma mecânica de jogo completamente nova. O campeão é uma espécie de "summoner", um invocador de criaturas, assim como o Yorick. Porém, essas criaturas, mais do que apenas atacar os oponentes, são catalisadores para as suas outras habilidades, fazendo um paralelo um pouco distante com a Oriana.

O campeão será, além disso, um mago no melhor estilo Kayle e Teemo: Seu ataque básico é bem mais forte do que o comum, principalmente considerando que ele possui o maior range de ataque básico do jogo graças ao ataque de sua tropa, que pode ser conjurada a até 1200 de distância (o ulimate do Twitch tem 850 de range, e a Tristana no level 18, 703). Essa torre é de certo modo consciente, permitindo que você escolha quem é atacado. Jogado do modo certo, ele é perfeito para criar uma zona de segurança gigantesca, impedindo o inimigo de farmar sem receber dano.

O campeão, porém, não é a prova de erros. Suas tropas são estáticas, e, apesar de poderem ser locomovidas, essa ação abre brechas para que Azir seja atacado enquanto sua habilidade está no tempo de recarga. O jogador deve saber quando atacar, e quando locomover sua tropa para se defender, tornando-o um campeão com um nível de dificuldade muito mais elevado do que o comum para o jogo, seguindo uma tendência de lançamento de campeões mais "complicados" desde agosto de 2013, quando Lucian foi lançado. Por isso, ele irá sofrer em lanes contra campeões muito móveis como Ahri, Kassadin ou Yasuo.



Azir parece ser um mago mais focado em utilidade do que em dano, tendo três habilidades com controle de grupo, sendo uma lentidão, e dois knock up. Essas habilidades criam uma sinergia incrível com o campeão Yasuo, abrindo espaço para que ele seja mais jogado na top lane, ou até mesmo que Azir se torne bastante forte como suporte. Sua mobilidade limitada, porém, e sustain inexistente, tornam improvável que ele seja jogado em qualquer outra lane.

Chamo de mobilidade limitada porque, apesar de ele possuir um modo de escapar de inimigos, ela é extremamente dependente do posicionamento de suas tropas, já que ele troca de lugar com uma delas. Além disso, esse escape pode ser obstruído caso o campeão inimigo entre em seu caminho. Ele deve saber muito bem onde estão suas tropas, e para qual ele pode se dirigir sem ser obstruído para sobreviver à ganks, tornando-o vulnerável contra junglers insistentes.

Sua mobilidade fraca, porém, é mais do que compensada por sua habilidade de virar lutas ruins a favor de seu time, principalmente em ambientes fechados como a selva, ou próximo do covil de monstros épicos. A sua parede tem aproximadamente o tamanho da barreira da Anivia, mas é móvel, causa dano e causa um knock back em área, novamente mostrando sua sinergia com o Yasuo. O melhor de tudo, porém, é que aliados podem passar pela barreira, tornando o ulimate muito útil para separar os adversários e mata-los um por um.


Mas o melhor fica para o final. Além de todo esse kit de utilidade que o torna muito forte e versátil, a passiva do campeão permite que ele aumente sua velocidade de ataque conforme sua redução de empo de recarga e, mais importante, permite que ele crie uma torre onde outra torre foi destruída. Essa passiva única torna absurdamente perigoso para os inimigos tentarem montar um cerco de forma descuidada, já que a torre atrás deles pode voltar a existir enquanto a equipe inimiga os cerca, transformando um cerco em um massacre.

Por fim, a itemização do campeão: Sendo um mago que utiliza mana e se beneficia especialmente com redução de recarga, sua build deve seguir a linha do Graal Profano de Athene ou Morellonomicon. Além disso, não está claro se a velocidade de ataque e dano de sua tropa é influenciada pela do próprio Azir, mas é provável que Dente de Nashor seja essencial para ele. Por fim, itens de dano e penetração mágica comuns devem completar os seus equipamentos.Talvez Tormento de Liandry seja também uma boa pedida, graças à lentidão em sua habilidade de dano, e à sua grande redução de recarga, que provavelmente lhe permitirá atacar com frequência.




Top