Uma team-fight é um dos mais importantes fatores para definição de uma partida no League of Legends. Diferentemente da "Lane Phase", a TF é influenciada por uma série de fatores. Tirando combos específicos como utimates, existem 4 fatores principais.
1. Visão
A visão do mapa pode influenciar na estratégia escolhida durante a TF, o que significa oportunidades para "startar" uma luta. Com visão de mapa, você irão saber exatamente a posição dos seus inimigos que devem ser focados, além disso vocês podem prever uma emboscada por parte do seu inimigo.Sem dúvida, visão do mapa tem extrema influencia nas lutas.
Na maioria das vezes, no inicio e meio de jogo, as torres serão um sexto player nas lutas. Você deve pensar em como usar as torres nas lutas, e isso é muito importante. A topografia vai influenciar o posicionamento dos carregadores. Por isso que o Barão e o Dragão precisam daquele "Pitch". Essa topografia tem pontos bons e ruins. Se você usar a seu favor, pode te dar uma incrível vantagem flanqueando seu oponente.
Como um membro do seu time, você deve ter 3 alvos durante uma team-fight. Primeiro você deve focar o alvo principal da luta. O segundo é o alvo do foco ou controle. Se você é um "Carry", você deve ter em mente contra quem você vai lutar(sem se matar pulando no outro carry claro). Se você é um Tanker ou Suporte, você deve saber quem vai tentar parar. O terceiro é o aliado o qual deve ser protegido. Geralmente falando, esses alvos são os carrys. Caso você seja quem deve ser protegido, tenha em mente como sobreviver.
Os itens podem definir muito, o andamento de uma team-fight. Um item completo é melhor do que varios pedaços de outro. Lembre-se nem todo item caro é forte. Anjo Guardião não é mais forte do que um Véu de Banshee na maioria das vezes. Algumas vezes, Ultimo Sussurro é mais forte do que uma Sedenta por Sangue. Elixires ás vezes são mais fortes do que os efeitos outros itens. Gaste seu dinheiro para comprar os itens certos, e use esses itens para levar seu time até a vitória.