
Vários jogadores de League of Legends se reuniram a mais ou menos um mês com uma ideia em comum: Criar um grupo onde pessoas que gostam do jogo, sejam jogadores, narradores, analistas, treinadores ou até designers, pudessem ajudar uns aos outros a evoluírem dentro do jogo, criando um espaço onde ocorre troca de informações, campeonatos amadores, e até aulas gratuitas.
Para um dos administradores do grupo, Daniel Miorim, o projeto, chamado Way to Pro, é “o lugar onde os futuros profissionais nascem. Um reduto de conhecimento confiável, atualizado e exclusivo”. Daniel é líder de um projeto chamado “Level 1 ao Challenger”, que tem como objetivo levar dez jogadores de elos baixos até o Tier Desafiante em 9 meses, e posteriormente, inseri-los no cenário competitivo.
Os projetos, porém, longe de envolverem elo job, se baseiam em ensinar aos jogadores tudo o que eles precisam saber nesses nove meses, para que eles possam evoluir sozinhos. Seria como um sistema de coach da solo queue. Os jogadores passarão por treinos diários, e semanalmente as aulas que eles usaram serão divulgadas no grupo para que todos possam usufruir delas.

Outro projeto encabeçado pelo Way to Pro é a Ultimate Alliance, do administrador Raphael Mousquer. Neste projeto, o grupo visa criar um cenário semi-profissional dentro do grupo, com campeonatos com premiações para os participantes. Os jogadores com maior destaque podem ser chamados a participar de uma equipe final, que levará o nome da Ultimate Alliance para campeonatos maiores.
A entrada no grupo e em seus projetos é completamente gratuita, assim como as aulas divulgadas. Lá é possível encontrar até mesmo treinadores para auxiliar jogadores com dificuldades para melhorar sua jogabilidade, e talvez, futuramente, até mesmo contar com ajuda de jogadores profissionais formados no próprio grupo. O grupo sobrevive da livre colaboração de jogadores e organizações. Para fazer parte, basta acessar o grupo no facebook e participar.