quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coluna da Paah - Builds divertidas e pouco convencionais: trollagem ou não?




Você já esteve em um jogo onde havia um Xin Zhao como AD Carry? Ou um Fizz na selva? Amumu AP no meio? Se sim, você já viu casos que poderiam ser considerados fun builds.

O que são fun builds

As fun builds, como o próprio nome já diz, tem o intuito de serem divertidas, de fazer algo além do esperado, além do meta do jogo. Existem casos onde essas builds exóticas são apenas para diversão, não chegando a entrar no cenário competitivo. Por outro lado, algumas builds diferentes já foram muito utilizadas em campeonatos, como por exemplo o Alistar ou Lulu no topo.

Bons exemplos de fun builds que ajudam a subir de divisão nas filas ranqueadas são: Nunu AP na rota do meio e Fizz na selva. No caso do Nunu, o sucesso de sua build é devido ao alto burst que suas habilidades terão quando fazemos itens que dão AP. Já o caso Fizz na selva, é pelo fato de seus ganks serem efetivos devido a sua alta mobilidade, desde que haja domínio das habilidades do mesmo. Vale citar o Alistar no topo que tanto apareceu nos campeonatos e nas filas ranqueadas de vários tiers.

Já assisti vários e vários vídeos onde um jogador faz uma build divertida, mas é mal “recebido”, sendo xingado por seus companheiros de time. E coisas assim acontecem até mesmo depois que o jogador que está fazendo uma fun build esteja ganhando ou até mesmo carregando o jogo.



Porem gostaria de chamar atenção ao fato de que a maioria das fun builds são viáveis devido ao fato de que os itens a serem usados em certos campeões, em determinada atualização, pode resultar numa combinação muito forte. Ou seja, o sucesso da fun build depende dos status tanto dos itens quanto dos campões. Caso a combinação itens/campeão esteja forte, a build torna-se exequível. Logo, pode-se notar que é algo trabalhoso e deve ser muito bem analisado antes de ser feito. Elas podem ser muito complexas quando não há um bom conhecimento sobre o campeão escolhido e os itens que serão usados para o mesmo. Ir em uma partida ranqueada visando fazer uma fun build de algo que não se tem domínio, resultando numa partida mal feita, feedando, é o que vemos como uma atitude negativa, merecendo ser reportado.

O que definitivamente não é uma fun build

Não veja como fun build aquele caso onde um jogador pega um campeão qualquer, sem um domínio prévio, fazendo uma build estranha, feedando, atrapalhando o jogo de seu time. Isso é atitude negativa!  Devemos analisar o que dá certo, o que não dá para evitar confusões.



Outro caso que conta como atitude negativa, é quando o jogador anuncia um campeão que não pertence a role que ele vai e diz que vai feedar e assim faz. Isso acontece demais! Sem contar os casos onde os jogadores escolhem jogar com uma build exótica que viram em algum campeonato numa partida ranqueada, mas acaba jogando mal demais, perdendo sua lane e atrapalhando o jogo. Alerto ainda, que para levar um certa build para as filas ranqueadas, devemos, como já dito anteriormente, ter certeza do que estamos fazendo.

Por fim, entendam, não estou incentivando a trollagem gratuita, nem estou incentivando que builds exóticas que estragam partidas sejam feitas. Eu apenas penso que inovar nunca é demais, mas desde que quem esteja “inovando” saiba do que está fazendo e assuma as consequências de seu ato, certo? Afinal, temos tantos campeões, tantos itens, tantas possibilidades e não acho que devemos ficar presos ao convencional.


Cya~


Top