quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Análise do Patch 4.15



O patch 4.15 saiu a alguns dias, com mudanças substanciais para alguns campeões, e muitas, muitas correções de bugs. Para quem ainda não viu nenhuma análise, cheque aqui as mudanças e o seu impacto no jogo! E desculpem pelo atraso na divulgação da análise.



Alistar

Quando fortalecemos Alistar lá no 4.12, nossa maior preocupação para o cenário competitivo era de que ele ficaria forte demais na selva, onde suas aterrorizantes emboscadas de nível 2 apagariam qualquer traço de segurança nas rotas pelo mapa. Só que isso não aconteceu. Em vez disso, ele foi apagar os traços de segurança na rota superior.


Não é ruim quando um campeão encontra uma nova posição para jogar no mapa, mas às vezes vemos seus pontos fortes sendo usados de maneiras inibitórias (oi Soraka, oi Lulu). Não estamos dando passos largos contra ele no momento, mas identificamos um aspecto muito irritante de seus pontos fortes em que ele podia fazer uma troca de alto-dano contra seu oponente com Cabeçada ao mesmo tempo em que atacava de maneira furtiva. Combinando isso com itens de "próximo ataque", tais como Fulgor, é fácil ver como ele fica não-interativo, especialmente quando coloca o oponente em uma posição onde não pode ser retaliado de maneira significativa. Ainda achamos que ele está bem consolidado após seus buffs, mas continuaremos a monitorá-lo para o futuro.

W - Cabeçada

GOLPE DESLEAL Alistar não pode mais acertar um ataque básico adicional em seu alvo encabeçado enquanto ele está no ar

Esse é um nerf que muda pouco a vida do Alistar suporte, mas que destrói a sua supremacia na rota superior. Com a cabeçada permitindo que você desse um ataque básico enquanto o inimigo ainda estava no ar, ao ter fechado a Força da Trindade e a Faca de Stattik, o dano extra que o campeão causava após a cabeçada doía... Muito. Com esse nerf, talvez se torne mais comum criar itens de dano mágico como Bastão das Eras para o Alistar, ao invés de dano físico.


Caitlyn

Parte 1 de 3.

Geral

CORREÇÃO DE BUG Corrigido um bug em que as habilidades que dão visão verdadeira de campeões inimigos revelavam sentinelas invisíveis sob certas circunstâncias

Uma pequena correção de bug, em que inimigos que pisavam na armadilha da Caitlyn ocasionalmente revelava sentinelas invisíveis.


Fiddlesticks

Estamos corrigindo um bug em Fiddlesticks que nos foi apresentado durante o 4.14, em que sua drenagem era ocasionalmente quebrada em um tique.
É importante observar que o bug de Drenar estava sendo quebrado apenas em um ou dois tiques caso o oponente fugisse para quebrar a ligação. Não que esse seja um problema de pouca importância (era, definitivamente, uma redução de poder e uma mudança meio constrangedora para quem joga muito de Fiddle), mas queríamos antes esclarecer o impacto que isso tinha. Para corrigir, nós reprogramamos certos aspectos de Drenar, mas ele deve dar a mesma sensação que sua versão de 4.14 dava.

W - Drenar

UM BUG MUITO ESTRANHO Corrigido um bug em que a ligação de Drenar de Fiddlesticks ocasionalmente quebrava prematuramente caso um oponente se movimentasse para fora de uma distância específica dentre uma certa janela de tempo. As duas mudanças abaixo devem manter a sensação antiga da habilidade Drenar, mas já que reprogramamos partes da habilidade (para corrigir o bug), achamos melhor documentar as mudanças.
ALCANCE DA LIGAÇÃO DE DRENAR A ligação de Drenar agora tem um alcance de 750 800
FREQUÊNCIA DE ATUALIZAÇÃO DE DRENAR Drenar agora atualiza a cada 0,5 segundos 0,25 segundos (dano geral permanece inalterado)

Fiddlesticks já não era o campeão mais forte no meta. Esse bug, porém, matava o pouco que sobrava do campeão. A ligação de Drenar do campeão de vez em quando se quebrava sem motivo nenhum. 
Fora isso, o campeão finalmente recebeu um pouco de amor após ter tido seu Aterrorizar destruído. O alcance da ligação de Drenar foi aumentada um pouco, e agora atualiza na metade do tempo, causando dano mais e se curando mais constantemente. Porém, o campeão ainda não parece pronto pra voltar ao competitivo, já que não houve nenhum buff substancial. 


Graves

Estamos documentando o colateral de Efeito Colateral (e já é a terceira vez que usamos essa piada).

R - Efeito Colateral

BUFF NÃO DOCUMENTADO Lá na atualização 4.13 aumentamos o dano de Efeito Colateral, mas nos esquecemos de mencionar que isso também fortalecia o dano da Explosão da habilidade para 200/280/360 ?200/320/440. Não há mudança funcional do 4.13, mas estamos documentando mesmo assim.

Apenas uma correção na descrição da habilidade.


Gnar

Gnar recebe sua Vida adicional imediatamente após a transformação (em vez de levemente atrasada). O bumerangue funciona de forma mais lógica e sua largura, velocidade e indicadores de retorno foram aprimorados. Pedras agora são apanhadas e arremessadas mais rapidamente, e o trajeto delas também é mais rápido. GNAR! tem um multiplicador de PdH (mas, imploramos para seu próprio bem, não tente um Gnar PdH).
Ficamos bem atentos em Gnar durante as duas últimas semanas e, embora a gente não tente fazer mudanças muito grandes durante os períodos de aprendizado, nós vimos a oportunidade de aprimorar parte de seus padrões de jogo. Em outras palavras, embora estes sejam definitivamente buffs, eles funcionam mais como "aprimoramentos espirituais" que gostaríamos de fazer independente do poder. Então, mesmo que Gnar acabe por ficar forte (ou fraco) demais, essas mudanças devem tornar a sensação de jogar com ele melhor, e os pontos de afinamento no futuro não teriam relação.

Geral

SÃO TANTAS POSSIBILIDADESItens recomendados foram atualizados
REGENERAÇÃO DE VIDA BASE3 de Vida a cada 5 segundos ? 5 de Vida a cada 5 segundos

Passiva - Ira Genética

FASE DE CRESCIMENTOCorrigido um bug em que Gnar não recebia sua Vida adicional imediatamente ao transformar-se

Q - Bumerangue

NOVOQUE BUMERANGUE INTELIGENTEA lógica de retorno de Bumerangue foi aprimorada para acompanhar melhor Gnar
LARGURA DE SAÍDA45 ? 60
LARGURA DE RETORNO70 ? 75
VELOCIDADE MÍNIMA1000 ? 1400
CLAREZA DE BUMERANGUEAs partículas de retorno de Bumerangue foram aprimoradas!

Q - Arremessar Pedregulho

BLOQUEIO CORPORALO pedregulho agora confere se quaisquer campeões inimigos estão muito próximos ao ponto central de Gnar quando ele conjura (e faz com que se colida com eles)
ESTILHAÇOO pedregulho agora causa seu dano em área em um pequeno raio ao aterrissar caso atinja nenhum inimigo
VELOCIDADE DO PEDREGULHO2000 2100
LARGURA DO PEDREGULHO80 ? 90
ESTÁ EM FORMA, GNAR!Gnar leva 0,5 segundos 0,3 segundos para apanhar um pedregulho antes de lançá-lo

W - Safanão

OPS!Corrigido um bug em que inimigos às vezes podiam conjurar habilidades enquanto o atordoamento de Safanão era sobreposto com o atordoamento de GNAR!

R - GNAR!

NOVOGNAR MÁGICOAgora escala com 0,0 PdH 0,5 PdH
GNARFIÁVEL!Corrigido um bug em que o mini-atordoamento do empurrão de GNAR! (não a colisão com paredes) era às vezes removido cedo demais
GNAR FORTÃOGnar agora se movimenta e realiza após conjurar GNAR! em 0,5 0,4 segundos

São tantos buffs que nem sei por onde começar. Gnar, apesar de seu potencial, não vinha sendo tão forte quanto a Riot esperava. Primeiro, sua regeneração de vida aumentou para um por segundo. Além disso, agora ele recebe vida imediatamente após se transformar, sendo um buff enorme para o campeão, que pode virar a mesa imediatamente ao virar o mega-Gnar
Seu bumerangue era motivo de raiva para muitos jogadores: Era complicado de acertar. Assim, aumentar a velocidade e a largura da ida e da volta do golpe é com certeza um buff. O Pedregulho também recebeu um buff de velocidade e largura, além de diminuir um pouco o tempo em que o campeão pega a pedra de volta, sendo quase instantâneo. 
O Safanão recebeu uma pequena correção de bug. Agora os campeões atordoados realmente ficam atordoados, mesmo quando o ultimate é usado logo após o Safanão, o que permitia que campeões inimigos as vezes conseguissem conjurar habilidades.
Por fim (aleluia) o ultimate do campeão agora escala com Poder de Habilidade, e é conjurado mais rapidamente. E, além disso, um bug no atordoamento que os inimigos recebiam ao ser empurrados foi corrigido. Com a jogabilidade do campeão um pouco menos complicada, talvez não seja impossível que ele comece a aparecer


Lee Sin

Parte 2 de 3. Aqui costuma ser o espaço onde a maioria das pessoas faria uma piada sobre a cegueira de Lee Sin. Não é o nosso caso.

Geral

CORREÇÃO DE BUGCorrigido um bug em que as habilidades que dão visão verdadeira de campeões inimigos revelavam sentinelas invisíveis sob certas circunstâncias

Outra correção de bug (caramba, Riot). O mesmo bug da Caitlyn.


Rumble

Muitas correções de bug para Rumble.
O gerenciamento de Aquecimento é o que separa os bons Rumbles dos ótimos Rumbles, então quando ouvimos falar de bugs que o punem por jogar no melhor de suas condições (e alguns poucos que o recompensam na hora errada), sentimos que era hora de agir. Dito isso, algumas dessas mudanças podem parecer um fortalecimento significante no poder dele, e isso será algo em que manteremos nossa atenção.

Geral

RUMBLE RESPONSIVOCorrigido um bug em que o Cospe-Fogo e o Escudo de Sucata de Rumble deviam ser mais responsivos ao serem afetados (ou não) pelos efeitos da Zona de Perigo mesmo que sejam conjurados imediatamente após passar para cima ou para baixo da marca de 50 pontos de Aquecimento.
ARREFECIMENTO ADEQUADOCorrigido um bug em que o ataque básico de Rumble era cancelado caso Sobreaquecimento acabasse no meio de um ataque
GOLPES DE FOGOCorrigido um bug em que Rumble ocasionalmente não recebia Dano Mágico adicional em seu primeiro ataque durante Sobreaquecimento
BOM DEMAIS PARA SE ESCONDERCorrigido um bug em que Rumble não esvanecia ao entrar em um arbusto durante o Sobreaquecimento
MISSEIS SUPERGALÁTICOSCorrigido um bug em que o Rumble Supergalático ocasionalmente disparava um projétil de Arpão Elétrico com Zona de Perigo em sua segunda conjuração, mesmo que sua primeira conjuração não estivesse sob esse efeito

Bem vindo ao League of Bugs. Vários bugs que ocorriam no Rumble, quando entrava na Zona de Perigo. Apesar de ser uma correção de bugs, é com certeza um buff para o campeão, que agora está mais coerente quando entra na Zona de Perigo. 


Shyvana

Quando percebemos que essa era uma pequena redução de poder, tivemos a escolha de fortalecer os níveis finais de Shyvana em dano ou apenas reduzir o seu dano do nível 1 em 20.

E - Hálito Flamejante

FOI MAL, SHYVANACorrigido um bug em que Hálito Flamejante causava 20 de dano adicional no nível 1. O dano dela agora reflete precisamente sua dica flutuante (com 60 de dano).
VISUALAjustadas as partículas do Hálito Flamejante em forma de dragão para combinar melhor com o cone de dano. A área de ação verdadeira permanece inalterada.

Outro bug na Shyvana, dessa vez um nerf no seu primeiro nível do Hálito Flamejante. Ela causava um pouco de dano a mais. Isso tira um pouco do dano inicial do campeão, mas a diferença se torna muito pequena muito cedo no jogo, sendo uma correção de bug com um impacto pequeno. 


Sivir

Estamos realinhando o visual do Q de Sivir para combinar melhor com a caixa de colisão verdadeira da habilidade (mas continua sendo um empurrãozinho).

Q - Lâmina Bumerangue

CLAREZA!A arma em cruz de Sivir agora causa dano mais precisamente quando o centro do projétil a borda do projétil atinge um oponente
ALCANCE1175 ? 1250 (para combinar com o visual)
É QUESTÃO DE PEGADACorrigido um bug em que os ataques básicos de Sivir eram cancelados sempre que Lâmina Bumerangue iniciava seu retorno

Sivir sumiu do competitivo com o aumento de força de hypercarries. Essas pequenas mudanças aumentam um pouco a força da campeã. A Lâmina bumerangue teve seu alcance aumentado, e agora suas bordas atingem com mais precisão o inimigo, sendo praticamente um aumento na largura do golpe. Além disso, foi corrigido um bug que parava o ataque básico da campeã quando o bumerangue voltava, permitindo à Sivir que ela agora cause mais dano em um espaço menor de tempo. Não parece, porém, um buff forte o bastante para que ela volte ao competitivo.


Twisted Fate

Parte 3 de 3.

Geral

CORREÇÃO DE BUGCorrigido um bug em que as habilidades que dão visão verdadeira de campeões inimigos revelavam sentinelas invisíveis sob certas circunstâncias

... Rito pls.


Urgot

Os ataques básicos de Urgot agora se deslocam mais rapidamente e Caçador Ácido restitui metade de seu custo de Mana caso abata um inimigo. Reversor de Posição Hipercinético também tem um Tempo de Recarga mais curto e menor custo de Mana nos últimos níveis, e permite que Urgot ignore colisão com unidades imediatamente após usá-lo.
Estamos fazendo um monte de mudanças pequenas com a missão de ajudar Urgot a voltar à ativa. Embora não tentemos discutir nossas mudanças no contexto, o que realmente importa aqui é a restituição de Mana em Caçador Ácido, que dará a ele uma mecânica de retorno melhor no que diz respeito aos golpes letais.

Geral

ISSO AJUDA PACASItens recomendados foram atualizados
ISSO AJUDA PACAS+Velocidade do projétil do ataque básico agora é 1300 ?1600

Q - Caçador Ácido

NOVOVÁ PRATICAR GOLPES LETAIS, URGOTAgora restitui metade do custo de Mana caso Caçador Ácido abata um inimigo
NOVOPARTÍCULAS MANEIRASAgora com mais rotação e um rastro
PROJÉTEIS RESPONSIVOSCorrigido um bug em que Caçador Ácido falhava em perseguir o alvo caso fosse disparado muito rapidamente após a aplicação de Carga Corrosiva Noxiana

R - Reversor de Posição Hipercinético

TEMPO DE RECARGA120 segundos em todos os níveis 120/110/100 segundos
CUSTO120 Mana 100 Mana
NOVOCAMINHADA HIPERCINÉTICA EM MEIO A COISASUrgot agora ignora colisão com unidades por 1 segundo após usar o Reversor de Posição Hipercinético com sucesso
UM BUFF PEQUENININHOAgora concede Armadura e Resistência Mágica adicional após um atraso de 0,25 segundos imediatamente
MENOS DESORIENTAÇÃOA câmera do jogo não muda mais de posição para Urgot quando ele completa seu Reversor de Posição Hipercinético (para que Urgot possa continuar com os disparos de precisão adequados sem ter de reorientar a câmera)

Finalmente, amor para o Urgot. Aparentemente, pacas usavam o campeão mais do que humanos, e algumas das mudanças ajudam na jogabilidade para elas. O aumento na velocidade do projétil é extremamente útil para o campeão, que tinha sua animação MUITO lenta. As pacas agradecem.
Fora as brincadeiras, o maior buff com certeza aconteceu no seu Caçador Ácido, que agora persegue o adversário com mais eficiência, e, principalmente agora restitui metade do custo de mana caso abata um inimigo. Isso lhe dará um enorme folego na lane, já que o seu baixo alcance lhe tornava extremamente dependente dessa habilidade para farmar.
Finalmente, o seu ultimate também recebeu um buff. Ela custa menos mana, tem um tempo de recarga menor, e concede buff de Armadura e Resistência Mágica imediatamente. Além disso, ele agora ignora colisão com unidades após o ultimate. Apesar de ter sido um buff razoável, a mecânica da habilidade ainda a torna muito ruim para um AD Carry, e o campeão ainda não parece estar tão forte na rota superior para justificar ser escolhido no cenário profissional.


Xerath

O poder oculto de Xerath suporte.

 W - Olho da Destruição

FOI MAL, XERATH SUPORTEA árvore de itens do Ladrão Arcano não ativa mais duas vezes quando Xerath atinge alvos com o centro de sua habilidade.

Um nerf final no Xerath suporte, mas completamente irrelevante para o campeão na rota do meio, que é onde ele realmente está brilhando.


Top