
Ahri voltou com tudo na LCS, após ter estado ausente por um bom tempo. Com sua volta, a raposa trouxe destruição. E muita. Ela vem destruindo nos jogos em que é escolhida, matando alvos frágeis com muita facilidade.
Então, o que a torna tão forte? Vamos dar uma olhada.
Um contra um
Quando o jogo começa, jogadores profissionais de Ahri procuram fazer apenas uma coisa: Sobreviver o bastante até alcançar o nível 6. Uma vez alcançado, eles podem explodir quase todo mundo que focarem.
Até o patch 4.12, ela frequentemente sofria para sobreviver durante a fase de lane, já que seu alto custo de mana tornava difícil usar suas habilidades por um longo período de tempo. Agora, porém, com o custo de mano diminuído e a escala de AP aumentado em seu Orbe da Ilusão, sua fase de lane ficou muito mais forte.
Suas habilidades para eliminar depende enormemente em acertar o seu Charme, sua única forma de controle de grupo. Para ser justo, porém, ele é um fortíssimo controle de grupo. Quando o beijo da morte acerta, o alvo é forçado a andar na direção de Ahri, sem conseguir utilizar habilidades ou ataques básicos.
Então, ele é muito bom. Porém, o verdadeiro poder do Charme está em sua capacidade de aumentar o dano das outras habilidades da Ahri. Quando atinge o alvo, aumenta o dano de suas outras habilidades em 20%, transformando-a em uma habilidade capaz de causar danos insanos contra um único alvo.
E, sendo uma assassina, esse dano enorme é exatamente o que ela trás para o time. É seu trabalho encontrar um campeão frágil, mata-lo, e dar ao seu time uma vantagem na próxima luta em equipes.
Hora de flanquear
Dê uma olhada em como SELFIE se posiciona durante este engajamento contra a SK Gaming. Ele pacientemente espera na lateral, se mostrando apenas brevemente para mostrar à SK Gaming que ele pode pular a qualquer momento. Isso sozinho faz com que todo o time adversário pense duas vezes antes de atacar a torre. Isso é, até SELFIE resolver ir para a rota inferior e ajudar Mimer a matar o Aatrox de fredy122.
A partir de 43:49
Esse posicionamento é a chave para a capacidade de lutas em equipe da Ahri. Se o inimigo a vê chegando, seu Charme é razoavelmente fácil de se esquivar, tornando-a bem menos potente. Se ela conseguir, porém, chegar perto, acertar o seu Charme através dos minions e campeões no caminho, e atingir um alvo prioritário, ela vai tira-lo completamente da luta.
Claro, ela pode também esperar por um de seus companheiros de equipe atrair alguém, e apenas ataca-lo com suas três investidas do Ímpeto Espiritual, causando dano rapidamente para o alvo afetado pelo controle de grupo. É um pouco arriscado, já que essas investidas também são muito úteis para escapar do perigo. Mas, como um modo de rapidamente tirar alguém da luta, é quase inigualável.
Um cerco indireto
Porém, sua utilidade não acaba uma vez que as lutas em equipe terminam. Ela também encaixa muito bem em uma composição de cerco, graças à sua ótima capacidade de rapidamente matar os minions com seu Orbe da Ilusão e Fogo de Raposa. Assista a Ahri de Jeszis destruir várias ondas de minions a caminho da torre da rota superior da Millenium. Uma vez lá, ela afasta-se para fora do campo de visão da Millenium.
A partir de 34:18
Enquanto seu posicionamento não lhe permite causar dano à torre, ele consegue algo muito importante: Assusta bastante a Millenium. Apesar de todos os membros da Millenium terem a capacidade de iniciar uma luta (Maokai, Lee Sin, Kassadin, Tristana e Leona são fortes iniciadores), eles sentem medo do Charme que pode vir assim que eles fizerem um movimento.
Essencialmente, ele é capaz de criar uma pressão enorme sem sequer mostrar o seu rosto. Isso demonstra o poder da Ahri.
Caçando a raposa
Graças às três investidas de seu ultimate Ímpeto Espiritual, Ahri é muito difícil de interceptar. Porém, isso não significa que ela é imortal. Com perseguição o bastante, e boa capacidade de interceptação, uma equipe pode captura-la e mata-la.
A partir de 45:38
Esse cenário é revelado no jogo da SK Gaming contra a Gambit Gaming no terceiro dia da 11ª semana. Com uma enorme quantidade de gap closers vindas do Kassadin de NiQ, do Corki de Genja e da Irelia de Kubon, houve muito pouco que Jesiz pudesse fazer para se afastar do abate. Para deixar ainda pior, o Thresh de Edward e a Evelynn de Diamond faziam com que Ahri lutasse ainda mais para fugir. Gambit mostrou que para derrotar uma Ahri, você deve primeiro captura-la.
Para sua sorte, isso não acontece muito na LCS esses dias, já que times que a escolheram tiveram um placar de 5 vitórias e uma derrota desde o patch 4.12. Irá o reinado de Ahri continuar? Nós teremos que descobrir conforme a LCS se desenrola nos playoffs.
Análise retirada do site lolesports.