terça-feira, 29 de julho de 2014

Primeiras impressões sobre o novo campeão, Gnar!



Gnar, o novo campeão de League of Legends, foi finalmente revelado. Diferente do monstro que, imagino, todos nós esperávamos, o que temos a primeira vista é um yordle bem fofo, com aparência e vozes tão adoráveis que qualquer pessoa no mundo que tenha um terço de um coração irá compra-lo instantaneamente. Mas isso apenas a primeira vista. O que a Riot nos mostrou foi um campeão bastante complexo, com uma passiva que, apesar de já estar bastante usada, apresenta uma jogabilidade completamente nova.

Essa jogabilidade nova se resume à sua capacidade de se transformar. Isso, por si só, não é nada novo... Nidalee, Elise e Jayce também podem. É uma habilidade da qual a Riot já usou e abusou várias vezes. Todas as transformações até agora foram, porém, completamente voluntárias. Você aperta o botão do ultimate e está com outra forma. O Gnar não, e isso é o que o torna tão inovador: Você não pode escolher a hora que ele irá se transformar. Assim que sua barra de ira preencher, não importa se você estava no meio de uma luta ou de uma fuga, você vai se transformar, e ficará assim até a barra esvaziar.

E o que há de ruim nisso? É que, novamente diferindo dos outros campeões, a transformação é muito mais radical: Enquanto a forma normal do Gnar é uma criatura pequena e fofa, com alta velocidade de ataque e de movimento, mas muito frágil, sua outra forma é o oposto: Um monstro muito lento e muito resistente, ótimo para ficar na linha de frente da equipe, mas péssimo para perseguir alguém, ou participar de um duelo. Um bom jogador deverá, com esse campeão, prever quando irá se transformar, e então decidir como agir. Não trará bem nenhum iniciar uma luta na forma monstruosa apenas para virar um bicho fofinho logo depois de estar no meio dos inimigos.


Fora a passiva, porém, o campeão é bastante normal. Sendo um yordle que ataca a distância, e ocupa a rota superior, me lembra um tanto da época em que Kennen estava famoso por seu poke e controle de grupo infinito, sendo counter de muitos outros campeões na lane (talvez, com a vinda de Gnar, ele até volte a ser usado como contra-medida). Como vivemos em um momento em que os campeões do topo são, em sua maioria, campeões corpo-a-corpo, ele talvez cause uma grande mudança no meta, trazendo de volta campeões a distância, ou que tenham métodos para sobreviver a eles.

O seu "Q" na forma yordle é uma mistura da Revolução do Machado, do Draven, Ressaca, do Olaf, e Lâmina Bumerangue, da Sivir. Ou seja, é uma habilidade a distância que atinge o inimigo na ida e na volta e, caso você o pegue quando voltar, o cooldown será diminuído. Em sua forma monstruosa, a ideia é a mesma: O campeão joga um pedregulho gigante no inimigo, causando dano e lentidão. E, assim como o machado do Olaf, caso você passe por cima da pedra, o tempo de recarga é bastante reduzido. Ou seja, me parece como a Lâmina Bumerangue na forma yordle, e com o Ressaca na forma monstruosa.

O W torna o campeão muito interessante: na forma yordle, é uma passiva bastante forte: Funciona como a da Vayne; a cada três ataques, Gnar causa uma quantidade de dano mágico de acordo com a porcentagem de vida máximo do alvo, além de aumentar sua velocidade de ataque. Essa passiva é o que faz dele o pesadelo dos tanques da rota superior: Some dano em porcentagem de vida máxima com esteroide de velocidade de ataque, e temos um yordle absurdamente fofo derretendo os campeões costumeiros da top lane. Na forma monstruosa, ele mostra mais uma vez sua força como um tanque-suporte: Sua habilidade (ativa) atordoa todos os alvos à sua frente.


E, como não podia faltar no kit do campeão, o gap closer/escape: Parecida com o Salto Foguete, ele salta para a posição indicada... Mas se fosse apenas isso, não teria graça. Se ele saltar em um amigo, quica na mesma direção, e ganha um esteroide moderado de velocidade de ataque. Se, do contrário, quicar em um inimigo, ela causará dando e lentidão a ela. É um forte gap closer e escape, tornando ele muito seguro contra ganks. Na forma monstruosa, ele salta uma curta distância, causando dano em área

Mas, se a forma monstruosa parecia sem graça até agora, seu ultimate muda isso: Primeiro, ele só pode ser usado nesta forma de monstro. Segundo, é uma habilidade extremamente forte que lança os inimigos em volta longe, parecido como o ultimate do Xin Zhao e Janna, mas com o diferencial de causar dano e lentidão a todos, e atordoar aqueles que atingirem paredes ou estruturas (como a torre). Isso causa um estrago enorme por si só, agora imagine um yordle prestes a se transformar se jogando no meio do time inimigo, virando um monstro e usando o ultimate? Isso pode virar uma luta sozinho.

Por fim, não arriscarei sobre os itens a construir para ele (apesar de acreditar que seja com itens de velocidade de ataque e alguns itens de vida, como Jax e Irelia, mas mais voltado para dano). Esse campeão é muito forte, na minha opinião, e com uma utilidade imensa tanto para o time quanto para si mesmo. Pode fazer o papel de tanque tranquilamente, enquanto derrete os inimigos graças a sua passiva, e com uma mecânica que lhe torna muito divertido, além de ser muito, muito fofo. É um campeão instabuy para todos, não importa em qual lane jogue melhor, que apresenta uma mecânica inovadora.


Top