quarta-feira, 30 de julho de 2014

O impacto da mudança do número de bans



Em jogos ranqueados cada lado tem a oportunidade de banir até 3 campeões inimigos, esta tem sido a forma como as coisas funcionam desde que League of Legends existe. No entanto, o número de campeões no League of Legends tem crescido desde o seu início. Os designers do jogo anunciaram a possibilidade de aumentar o número de bans.Portanto qual seria a influência dessa mudança no jogo?

A fase banimento é extremamente importante em jogos ranqueados e competitivos, os banimentos são de grande impacto fase de escolha de campeão, podendo até decretar o vencedor da partida antes do inicio do jogo. Devido a isso, independentemente de se tratar de soloq ou jogos competitivos os banimentos são de extrema importância. Por isso vamos falar deles em diversas situações:

Campeões populares segundo o lolking.net
Em jogos de soloq, além de banirem de forma aleatória, os bans normalmente seguem um desses padrões:

-Campeões populares serão banidos;
-Campeões que os companheiros de equipe não querem jogar contra serão banidos;
-Os campeões que "counteram" o pick desejado provavelmente será banido;
Na situação atual do jogo, cada posição tem cerca de 6 campeões populares, que são responsáveis por pelo menos 80% das escolhas nessa posição. Portanto existem 30 campeões populares por patch, ou seja, com 6 bans sobram ainda 24 campeões populares livres. 

Ocasionalmente, haverá também um tipo de banimento, onde ambos os lados decidem proibir um tipo similar de campeão. Por exemplo, ambos os lados se concentram em banir campeões da top lane para jogar com campeões fora do meta. Se o número de banimentos forem aumentados, você pode ter certeza de que os jogos ranqueados se tornarão mais difíceis.

Neste tipo de situação, três banimentos por lado são definitivamente insuficientes. Aumentar o número de proibições para para neutralizar jogadores que têm uma "champion pool" muito grande será uma medida muito eficaz. Além disso, o aumento do número de bans pode ser um meio eficaz de diversificar táticas e aumentar a utilização de campeões menos populares.

Fonte: loldb


Top