domingo, 13 de julho de 2014

Como os jogadores tóxicos derrotaram a Riot



Se você tem jogado League of Legends nos últimos dias/meses/ano, deve ter notado a drástica ascensão dos jogadores tóxicos. Sim, aqueles jogadores que não se importam em destruir o jogo para o seu time, desde que "me deixem mid sou smurf". Que saem do jogo quando as coisas começam a dar errado, ou morrem de propósito, não jogam com o time. Em suma, o típico "huehuebr" que as crianças hoje se orgulham de ser. Afinal, a zoeira não tem limites.

Não estou falando dos jogadores inexperientes, ou dos que querem quebrar o meta. Já joguei com um Rengar ADC que me carregou para a vitória, e eu mesmo gostava de brincar de Nasus AP antes de a comunidade punir violentamente quem fazia isso. Não, estou falando daquele cara que chega nos picks e bans e diz que "se for de support, vou feedar", ou que morre duas vezes seguidas e quita porque "o jungler não gankou gg". Esses jogadores.

Eles sempre existiram. Não se engane quanto a isso. Quando eu era level 1, não ligava muito para isso. Afinal, era só um jogo, e a bem da verdade eu nem sabia ver direito as mensagens, era trabalhoso demais tirar o olho da tela para decodificar aquilo. E eram muito poucos. Geralmente smurfs que não tem saco para jogar nos leveis baixos e humilham todos que estão começando. Hoje, porém, o número está alarmante. E, por mais que defendam, por mais que não gostem que eu diga isso, temos sim alguém para culpar: A própria empresa, Riot Games.



Epa, não estou dizendo que eles estão fazendo isso de propósito, afinal, o trabalho deles é garantir o maior prazer possível para nós. E eles fazem isso com uma maestria invejável. Conseguiram criar um jogo inteiramente grátis, e não absurdamente pesado, que apesar de seus problemas, cativou milhões de jogadores no mundo todo. Pode não ter sido o primeiro passo, mas eles deram o passo mais importante para o crescimento do e-sports no Brasil (e talvez no ocidente), e tudo isso porque os jogadores se sentiam confortáveis em jogar.

Mas, mesmo um remédio, em doses erradas se torna um veneno. E foi isso o que aconteceu com o estilo da Riot de "colocar o jogador em primeiro lugar". Acontece que eles acreditam que todo jogador merece uma segunda chance. Não acho isso errado, afinal, tem jogadores que colecionam cinco reports de cinco dias ruins espalhados por 4 meses, em que acabou perdendo a linha e xingou todos os seus colegas. Não é justo banir uma pessoa dessas para sempre do competitivo. Mas, ao mesmo tempo, existem jogadores que trollam vários jogos seguidos, e recebem o mesmo tratamento. Crimes bem diferentes para a mesma pena.

E isso não é justo. Mais do que isso, essa foi a maior falha da Riot Games, em tratar jogadores que tem como objetivo destruir o jogo das outras 9 pessoas, como pessoas do mesmo nível das que acumularam vários jogos ruins ao longo dos meses. E, pior do que isso, não é segredo que o sistema de banimento era extremamente ineficiente com o tribunal. Agora que estamos sem ele por meses a fio, a situação só piorou. 



E o que vem acontecendo? Os jogadores estão migrando do LoL para outro jogo. E outro jogo é o que não falta. Se não quiser outro MOBA, como Smite ou Dota 2, existem opções cada vez mais viáveis como Hearthstone ou até jogos FPS como Crossfire. A Riot, que se esforçou tanto para criar uma comunidade em que os jogadores são os mais importantes, se esqueceu que os jogadores que realmente adicionam algo ao jogo estão sendo cada vez mais pressionados a sair pelos tóxicos por causa de sua ineficiência e falta de coragem em tomar uma atitude mais dura.

Não há mais prazer em jogar League of Legends. Isso tanto é verdade que eu raramente jogo normal game, pois lá as chances de cair pelo menos um troll no seu time são absurdamente altas. Porém, até nas ranqueadas o prazer vem diminuindo. Das últimas dez partidas, se teve uma em que eu senti prazer jogando, foi muito. Foi-se o tempo em que os jogadores eram mais amigáveis e se ajudavam para ganhar. Hoje, o que mais leio no chat é "lixo". E o pior, as pessoas acham isso normal. 9 em 10 guias para subir de elo te aconselham a "mutar todo mundo no inicio". Os jogadores se conformaram com a situação, afinal, parece que ninguém lá em cima se importa em mudar isso.


Esse não é um desabafo por perder jogos. Eu sei que não jogo bem, e ao aceitar isso eu sinto muito menos raiva, já que não tenho ninguém para ficar culpando. Isso é apenas algo que venho notando nos últimos meses. Eu desejava (e desejo) que o League of Legends continuasse a crescer, até que mesmo os que não gostam de e-Sports hoje se vejam interessados em entender mais desse mundo. Mas cada dia mais eu sinto que a Riot atingiu seu ápice, e não importa quantos campeonatos crie, quantas filiais abra, o futuro dela está definido. Os jogadores tóxicos se tornarão maioria (porque pasmem, eles ainda não o são) e o jogo se destruirá de dentro.

Portanto, não quero considerar isso só uma espécie de profecia bizarra e pessimista. Quero que pensem nisso como um aviso, tanto a Riot como os jogadores. O caminho que estão seguindo está destruindo o jogo. Sejam mais enérgico na punição dos jogadores que tem como objetivo apenas estragar nossa diversão. E aos jogadores, parem de ser essas pessoas. Nunca mais existirá um jogo como League of Legends. Podem existir jogos maiores, mais famosos, mas não serão iguais. Então aproveitem o que temos, e não o destruam. Eu sei que como eu, milhares de jogadores querem poder continuar se desafiando em Summoner's Rift daqui a um, dois, ou até dez anos.



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