terça-feira, 22 de julho de 2014

CBLoL tem campeão definido - é o e-esports brasileiro!


Nesse final de semana (19 e 20 de julho), o Circuito Brasileiro de League of Legends – Liga Regional teve o seu início. Toda a comunidade brasileira aficionada por jogos eletrônicos dedicou parte do seu fim de semana para assistir aos jogos. E foi um tempo muito bem gasto. Os favoritos para chegarem às finais, Keyd Stars e paiN Gaming, caíram logo nas semifinais, para os desacreditados Kabum e-Sports e CNB e-sports Club. Assim, teremos uma final de Liga Regional puramente brasileira

Ao longo dessa temporada, a comunidade brasileira viu-se de frente com a seguinte questão: a importação de jogadores estrangeiros afeta de que maneira o servidor nacional? Enquanto que muitos criticavam a falta de competitividade nos campeonatos onde, supostamente os times com cyber-atletas sul-coreanos sempre levariam a melhor, a outra parcela da comunidade defendia a ideia de que esses jogadores provenientes do cenário que é tido como referência mundial no quesito profissionalização do League of Legends, obrigaria o alavancamento do nível dos demais jogadores de nosso servidor. As partidas do final de semana responderam essa questão.

Assim, vimos Kabum e CNB apresentando um jogo tático capaz de bater de frente e vencer as estratégias das duas então favoritas ao título, Keyd e paiN. Desse modo, vale destacar a equipe tática que foi responsável por organizar o time da Kabum, e os jogadores, que obedeceram fielmente às ordens. A equipe apresentou contra a Keyd, um plano estratégico muito bem definido e executado nas partidas. Foi notável a preferência por composições voltadas para as lutas em equipe em um período avançado do jogo, quando o time adversário não fosse mais capaz de reverter a situação. Ainda, a equipe teve a visão de encontrar em Gustavo “Minerva” Queiroz, um talentoso atirador de altíssimo nível e que só tende a melhorar com o tempo e experiência na posição. E teve mérito também em manter o resto dos jogadores, inclusive Daniel “Dans” Dias, muito pressionado pela comunidade por suas atuações de atirador nos campeonatos passados. Com suas apresentações de suporte nesse final de semana, não ouvirá críticas tão cedo.

Jogadores e comissão técnica da Kabum comemoram a classificação à final
Outra organização que merece nossas congratulações é o CNB e-Sports Club. Mesmo sem boas apresentações nos campeonatos anteriores, a equipe manteve a sua formação, e ainda contratou um membro para a equipe técnica, o técnico Rodrigo ”Kalec” Rodrigues, que foi um dos grandes responsáveis pelo excelente jogo tático apresentado contra a paiN. Tendo como referência a segunda partida, por exemplo, vimos o jungler Gabriel “Revolta” Henud e o midlaner Murilo “Takeshi” Alves muito bem sincronizados com o combo de Jarvan IV + Yasuo, não dando chances de reação por parte dos adversários. Ambos os jogadores, como todos do time, já haviam recebido diversas críticas por apresentações anteriores. Desse modo, mais uma vez podemos bater na tecla de que quando a organização acredita em seus jogadores e vice e versa, os resultados colhidos no futuro são maiores.

Momento da vitória do CNB sobre a paiN
Agora, só nos resta esperar até o próximo sábado (26 de julho), quando Kabum e CNB protagonizarão a final da Liga Regional. O vencedor levará R$ 55.000, e representará o Brasil no Torneio Wildcard, evento que é a porta de entrada para o Campeonato Mundial. Além de torcermos por um representante brasileiro no Mundial, temos que esperar que Keyd e paiN, e todos os demais times da Liga Regional, não se abalem com as derrotas. Terão um bom tempo para se reconstruírem, conversarem, e darem a volta por cima.

Esse final de semana, então, nos mostrou que o cenário de e-sports no Brasil vive o seu melhor momento. A crescente e notável evolução dos jogadores, narradores, comentaristas, e da equipe encarregada pela organização do evento, só faz com que os verdadeiros fãs brasileiros de esportes eletrônicos encham os seus corações de alegria. Dessa forma, independentemente do resultado do próximo sábado, já é correto afirmar: o e-sports brasileiro é o verdadeiro campeão!

Público na Liga Regional mostra a imensidão do e-sports no Brasil - Foto: Agência X5

[Fotos: Liga Regional - Créditos: myCNB]


Top