Martin “Espeon” Gonçalves joga na posição de suporte e atualmente defende a organização da Kabum e-Sports. Iniciou sua carreira no competitivo de League of Legends no final de 2012, quando entrou para a equipe Influxo Gaming, onde disputou o CBLoL 2012. De novembro do mesmo ano a janeiro do ano seguinte, o suporte atuou pelo Nex Impetus. Suas boas atuações na Intel Extreme Masters – São Paulo 2013 lhe renderam visibilidade nacional. Assim, foi contratado junto à paiN Gaming, substituindo o então suporte Gabriel “Mit” Souza. Foi na paiN que Espeon acumulou mais títulos e vitórias, e ganhando de vez fama nacional. Após sua saída da organização, em agosto de 2013, o jogador ainda passou pela Cyber Gamer e-Sports (set. 2013 - nov. 2013), e MAD Gaming (jan. 2014 – mai. 2014), antes de se juntar à sua atual equipe.
Espeon é um suporte que exerce muito bem a função de defender e proteger seus demais companheiros durante as partidas, sem perder e nem deixar de lado a agressividade inicial, durante a fase de rotas. Assim, seu amplo leque de campeões engloba heróis com essas características, com forte proteção e presença nas rotas, tais como Lulu, Nami e Zyra. Vale ressaltar, ainda, que durante o Torneio Wildcard, a Zyra foi banida contra a paiN Gaming diversas vezes, mostrando que o domínio de Espeon sobre o campeão é reconhecido internacionalmente.
paiN Gaming
Na paiN Gaming, Espeon foi campeão do Campeonato Brasileiro – 3ª Temporada em julho do ano passado e vice-campeão do Torneio Wildcard – 3ª Temporada em agosto do mesmo ano. Além disso, o atleta disputou a IEM Temporada 7 – Campeonato Mundial em Hannover, na Alemanha. Assim, o jogador possui uma vasta experiência e uma extensa bagagem internacional.
![]() |
Espeon enquanto ainda atuava na paiN Gaming |
No entanto, apesar dos diversos títulos conquistados, a entrada de Espeon na equipe não foi muito bem aceita pela comunidade, que criticavam o estilo muito defensivo do suporte. Porém, vale ressaltar que o jogador teve sólidas apresentações no CBLoL 2013 e no Torneio Wildcard, mantendo sua regularidade de sempre e sendo um dos destaques da equipe nos dois eventos.
Sua saída da equipe, em agosto do ano passado, foi justificada pelo então treinador Guilherme “Necro” da Silva, que alegou que o fato do jogador não utilizar campeões com forte potencial de iniciar lutas em equipe atrapalhava os planos de jogo do time. Saindo da equipe, Espeon teve curtas passagens pela Cyber Gamer e pela MAD Gaming, organização fundada pelo próprio jogador.
Kabum e-Sports
Depois de curtas passagens por Cyber Gamer e MAD Gaming, Espeon foi contratado junto à Kabum para disputar a X5 Mega Arena, em maio. Suas boas atuações no campeonato, e a rápida adaptação aos seus novos companheiros de equipe fizeram a organização efetivar e oficializar a contratação. Os jogadores disseram que a entrada do suporte na equipe deu ao time mais experiência e liderança, uma vez que Espeon tenta puxar a responsabilidade para si nas situações mais delicadas do time.
Desde que entrou no time, Espeon obteve o vice-campeonato da X5 Mega Arena, e terminou a primeira fase do CBLoL 2014 na 4ª colocação, com 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. Agora, o suporte e seus companheiros tentarão a busca de um título expressivo para a organização, sendo o último, a conquista da WCG Brasil 2013. Será a chance da Kabum provar sua força.
![]() |
O suporte logo adaptou-se à equipe |
Martin “Espeon” Gonçalves
O suporte Espeon, com um currículo lotado, consegue atuar de maneira ofensiva e defensiva, equilibrando suas qualidades e tornando-se um cyber-atleta completo. Possuindo um grande número de fãs, o jogador leva consigo inúmeras pessoas que o apoiam e admiram seu trabalho, independentemente da organização que defenda. Assim, o carinhoso suporte possui grande destaque no cenário nacional, já tendo feito seu nome internacionalmente.
REDES SOCIAIS
SOBRE O RAIO-X
O Raio-X do Demacia é uma matéria semanal, sendo publicado toda Sexta-Feira. Traremos informações, vídeos, imagens, curiosidades e características dentro e fora do jogo dos seus jogadores favoritos! Não deixem de comentar quem são os próximos que gostariam de ver no quadro. Confira as últimas edições: