Hoje o tema da minha conversa com vocês tem foco na minha experiência com grupos de League of Legends no Facebook. Desde sempre eu tento ter um contato com a comunidade, ler sobre novidades, etc. e o face é uma das redes com mais usuários no mundo todo, logo eu estou por vários grupos sobre League of Legends por aí.
Nos grupos
A ideia de ter um grupo para conversar e discutir sobre o jogo numa rede social com vários usuários pode parecer uma coisa ótima. Pois além de ter com quem conversar sobre o que está acontecendo no jogo, o que está por vir, analisar builds para campeões e ter um bate-papo sobre o cenário competitivo, podemos conhecer pessoas para formar um time ranqueado ou até mesmo para jogar um normal game. Isso tudo agrega experiencia para o jogador.
Eu vejo esse comportamento como um reflexo do que passamos nos jogos. Pois muitas das vezes as mesmas coisas ditas nesses espaços, são ditas num jogo. Nota-se, então, que isto não é exclusivo da rede social, é algo do próprio jogador/usuário.
Podemos perceber que isso é bem ruim. Pois seria um espaço para convívio e troca de experiencias que acaba se tornando mais um lugar desconfortável para muitas pessoas que realmente estão interessadas em ter com quem trocar um ideia sobre o jogo. Porém, isso não é uma regra geral, algumas pessoas utilizam os espaços respeitando as regras e o próximo.
Por fim, o que pode-se ser feito é cada um melhorar algo em si mesmo, para melhorar algo no grupo. Tem alguém querendo ajuda com uma build de um campeão que jogo bem? Bora ajudar sem criticar! Alguém tá divulgando stream, mas não é do meu interesse? Deixe pra lá. Tem gente criando polemica e atrapalhando o convívio? A moderação está aí para ajudar, contate algum moderador. São coisas simples que vão tornar os grupos espaços melhores pra todos nós!
Cya~