
O remake visual de Summoner's Rift parece estar vindo com tudo. Teremos, de um dia para o outro, nossa percepção de jogo completamente e violentamente alterada, fazendo parte de um cenário mais realista e menos infantil, com monstros muito mais interessantes e bem desenhados, e suas habilidades mais bem demarcadas e com efeitos melhores. A palavra de ordem, segundo a Riot, é Clareza. Essa clareza, porém, não se aplica apenas ao ambiente de jogo.
Gradualmente, temos visto algumas melhoras na hora de distinguir o alcance de uma habilidade, como as minas do Karthus, o ultimate da Morgana, e até mesmo o alcance do ataque da torres. Isso tornou o jogo menos confuso sem impactar diretamente na mecânica dos jogadores. As habilidades e alcances permanecem os mesmos, o que muda é que agora tanto os usuários quanto os inimigos das habilidades sabem até onde elas vão, e isso trouxe grandes avanços para o jogo. Há, porém, um ponto desta Clareza que vem causando alguma polêmica: O temporizador da jungle.
Para quem não está por dentro das novidades, a Riot decidiu adicionar temporizadores da jungle no client. Isso significa o fim das anotações do tempo da selva em papéis, ou na cabeça: Você poderá checar a qualquer momento quando um monstro irá renascer, mesmo que tenha se esquecido de anotar o tempo de volta dele. Assim, os jogadores podem jogar o seu jogo sem se preocupar em ficar procurando no chat quando o dragão irá voltar, por exemplo.

A polêmica, porém, gira em torno de o quanto a Riot esta facilitando o jogo. Ao invés de ser um jogo de habilidade mental e mecânica, está se tornando algo que facilita ao máximo o jogo para os que não querem melhorar sozinhos. Afinal, para que tentar melhorar minha atenção global, anotando o tempo dos buffs, se a Riot pode fazer isso por mim? Eu não preciso melhorar no jogo se o jogo continua a se tornar mais e mais fácil.
Não é exatamente assim, porém, que acontece. O temporizador apenas aparece quando você consegue ver o monstro morrendo, assim como a mensagem de que o monstro foi derrotado aparece apenas no chat quando você tem visão dele. Tudo, portanto, se resume à visão. A Riot pode ter facilitado a parte mental, diz o outro lado da polêmica, mas tornou a visão de mapa ainda mais importante. Para fazer uso desta nova facilidade o jogador precisa começar a levar a visão mais a sério.
Essa mudança parece tirar completamente a vantagem de junglers mais experientes ou atentos, que anotam o tempo da jungle para fazer uso deles, mas, na verdade, essa vantagem ainda existe, apesar de em nível menor. O que diferencia um jungler bom de um ótimo, a partir de agora, é saber o que fazer com o que tem em mãos. Afinal, mesmo com todas as informações, todos já participamos de partidas em que os objetivos não eram feitos por simples desleixo. Assim, o jungler mais experiente vai continuar usando o tempo de modo melhor, mantendo sua vantagem. Além disso, existem tantos aplicativos que marcam o tempo, que estava se tornando injusto o jogador que não quebra as regras, sofrer com essa desvantagem.

Em minha opinião, eu não gostei da mudança, mas pelo único motivo egoísta de que eu estava começando a ficar mais atento ao tempo dos monstros, criando minha própria vantagem no jogo. Eu acredito, porém, que com todos os jogadores tendo acesso esse temporizador, alguns vão passar a fazer jogadas usando-o como base, aumentando o nível do jogo. Eu também espero (apesar de achar improvável) que os jogadores comecem a se interessar mais em ter boa visão de objetivos, já que é essa visão que ativa os temporizadores.
Resumindo, existem o lado dos jogadores que acreditam que a Riot está facilitando muito o jogo para jogadores que não querem melhorar sozinhos, e não querem ter suas vantagens extinguidas em prol dos jogadores que não se importam tanto com o tempo da selva, e o dos jogadores que acreditam que esse novo aplicativo vai ser importante para a evolução dos jogadores. Vale apenas lembrar que, com o jogo expandindo cada vez mais, é importante que jogadores novos entendam o que está acontecendo sem precisar sofrer á toa até alguém se interessar em ensina-los como o jogo funciona, e esta Clareza está sendo um enorme passo para isso.
Segue um vídeo sobre a polêmica envolvendo os temporizadores (em inglês):