A Kabum e-Sports sempre foi uma incógnita. Provendo-se sempre de boas equipes, era apostada como a única a bater as grandes equipes e conseguir um espaço no Top3 do Brasil. Isso era esperado principalmente em campeonatos presenciais, quando a equipe normalmente apresenta melhores desempenhos. Porém, entre tantas vitórias e decepções, a equipe ainda é uma incógnita. Desde setembro de 2013, quando a organização adquiriu a formação da então Nex Impetus, a equipe conquistou o primeiro lugar na qualificatória brasileira para a WCG Mundial 2013, e os expressivos vice-campeonatos da BGL Arena #3 e X5 Mega Arena, em março e maio deste ano, respectivamente.
![]() |
Da esq. para a dir.: Philip, bit, Dans, Digolera, Lep, Tinowns - Foto: Agência X5 |
Perante esse episódio, o manager Bruno “bit” Lima assumiu a posição de suporte, posição pela qual atuou durante a abertura do CBLoL 2014. Para a X5MA, foi anunciada a contratação do suporte de ofício, Martin “Espeon” Gonçalves. A vinda do jogador trouxe mais experiência para a equipe, além de um gás novo. O cyber-atleta mostrou ter se adaptado rapidamente ao estilo de jogo de seus novos companheiros, atuando com bastante naturalidade e com a qualidade de sempre. O lotado currículo de Espeon, e as duas viagens para torneios internacionais, também interferiram, positivamente, é claro, para o suporte tornar-se uma figura referência na equipe, chamando a responsabilidade para si quando necessário. Talvez fosse isso que faltasse para ambos os lados: para a Kabum, um nome de peso, nacional e internacionalmente. Para o jogador, uma oportunidade de tornar-se líder de uma equipe, com o nível técnico de seus demais companheiros à altura de seu nível.
Apesar de um bom início de CBLoL, a Kabum acabou decaindo nas rodadas finais, e terminou na 4ª colocação, com 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. Talvez o cansaço estivesse pesando, e a quase confirmada classificação para a próxima fase estimulasse uma freada no ritmo da equipe. No entanto, Espeon e seus companheiros terão que se superar para serem campeões da Liga Brasileira – Série dos Campeões. As demais equipes favoritas ao título mostram-se cada vez com um nível nunca visto antes, enquanto que os times que são considerados surpresas, elevam cada vez mais seu nível. Será a hora decisiva para a Kabum mostrar a que veio: entrar de vez, e até ultrapassar o Top3, ou ser passada para trás pelos demais times, sendo assim, uma equipe que não vinga.
Apesar da irregularidade da equipe, podemos observar que dos três grandes campeonatos já disputados em 2014 (BGL Arena #3, Selecter Cup, X5 Mega Arena), a Kabum acumulou dois vice-campeonatos e um terceiro lugar. Em virtude disso, é cabível uma visão otimista quanto ao futuro da organização, que possui altos investimentos, estrutura de ponta, e um time sem grandes estrelas individuais, mas com um forte poderio coletivo, sendo sua principal arma para vencer as barreiras a fim de chegar de vez no topo do cenário brasileiro, desmentindo todas as afirmações negativas e pessimistas em relação à equipe.
Kabum e-Sports
Pedro "Lep" Marcari - Topo
Daniel "Danagorn" Drummond - Selva
Thiago "Tinowns" Sartori - Meio
Daniel "Dans" Dias - Atirador
Martin "Espeon" Gonçalves - Suporte
[Fotos: Kabum durante a X5 Mega Arena - Créditos: Facebook Kabum | Kabum durante a WCG Mundial 2013 - Créditos: Agência X5]

Pedro "Lep" Marcari - Topo
Daniel "Danagorn" Drummond - Selva
Thiago "Tinowns" Sartori - Meio
Daniel "Dans" Dias - Atirador
Martin "Espeon" Gonçalves - Suporte
[Fotos: Kabum durante a X5 Mega Arena - Créditos: Facebook Kabum | Kabum durante a WCG Mundial 2013 - Créditos: Agência X5]