Na última quarta-feira (02/04), o patch 4.5 de League of Legends foi lançado. Nele, muitas mudanças ocorreram, inclusive alterações nos Feitiços de Invocador. Essas alterações podem mudar significantemente o estilo de jogo dos jogadores do cenário competitivo. Confira, abaixo, as mudanças nos feitiços Exaustão e Cura. (os feitiços Incendiar e Barreira também sofreram pequenas alterações, que não são relevantes para discussão).
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CurarCurar era um feitiço que raramente aparecia no cenário competitivo. Com seu buff, sua utilização será mais frequente, tanto na botlane como na toplane. Os Ad Carrys podem optar pelo Curar ao invés da Barreira. A cura é uma opção mais viável se seus oponentes de rota tiverem uma grande quantidade de dano ao longo do tempo, como um forte poke. Já a barreira, é útil contra adversários com um alto burst, aplicando grande quantidade de dano em pouco tempo. |
Essa nova tendência não deve ser vista como algo absurdo. Antes da Barreira ser lançada, no segundo semestre de 2012, a opção de feitiço mais comum para os Ad Carrys era Ignite+Flash. Com o lançamento do feitiço, muitos estranharam no início a utilização do mesmo em carregadores. No entanto, em pouco tempo, viram que a opção era viável e passou a fazer parte do meta de feitiçoes para Ad Carrys.
Já na toplane, campeões como Dr.Mundo e Vladmir podem ser beneficiados com o novo atributo do feitiço, que remove os efeitos de redução de cura. Assim, enquanto que antes o Incendiar era o grande perigo para esses heróis que dependem de regeneração de vida/roubo de vida/vampirismo mágico por cortar esses status, o Curar pode ser a solução para o problema.
Com essas mudanças, muitas discussões já foram geradas acerca da melhor opção para os Ad Carrys quanto à escolha de feitiço. Confira uma comparação entre Curar e Barreira:
Curar
- 240 segundos de Tempo de Recarga;
- Pode ser utilizado enquanto sofre um Controle de Grupo (exceto supressão);
- A cura é realizada em você e em um aliado (90 de vida + 22.05 de vida por nível de quem conjurou);
- Concede um bônus de 30% de velocidade de movimento a você e a seu aliado;
- Remove Feridas Dolorosas, que reduzem em 50% a cura recebida pelo alvo (passiva dos itens Morellonomicon (40%) e Chamado do Carrasco; habilidade Tiros Impuros (W) da Miss Fortune; habilidade Tiro Explosivo (E) da Tristana...).
Barreira
- 210 segundos de Tempo de Recarga;
- Pode ser utilizado enquanto sofre um Controle de Grupo (exceto supressão);
- Concede um escudo de 115 de vida + 20 por nível durante 2 segundos.
A tabela abaixo compara os feitiços Cura e Barreira, bem como representa a porcentagem de cura em relação ao escudo concedido pela barreira. Podem ser visualizadas a cura realizada em um único alvo e a cura realizada em dois alvos.
Nível
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Barreira
|
Curar
|
%
|
Curar x2
|
%
|
1
|
115
|
90
|
78%
|
184
|
157%
|
2
|
135
|
112
|
83%
|
124
|
166%
|
3
|
155
|
134
|
87%
|
268
|
173%
|
4
|
175
|
156
|
89%
|
312
|
178%
|
5
|
195
|
178
|
91%
|
356
|
183%
|
6
|
215
|
200
|
93%
|
401
|
186%
|
7
|
235
|
222
|
95%
|
445
|
189%
|
8
|
255
|
244
|
96%
|
489
|
192%
|
9
|
275
|
266
|
97%
|
533
|
194%
|
10
|
295
|
288
|
98%
|
577
|
196%
|
11
|
315
|
311
|
99%
|
621
|
197%
|
12
|
335
|
333
|
99%
|
665
|
199%
|
13
|
355
|
355
|
100%
|
709
|
200%
|
14
|
375
|
377
|
100%
|
753
|
201%
|
15
|
395
|
399
|
101%
|
797
|
202%
|
16
|
415
|
421
|
101%
|
842
|
203%
|
17
|
435
|
443
|
102%
|
886
|
204%
|
18
|
455
|
465
|
102%
|
930
|
204%
|
Vantagens do Curar
- A cura é realizada também em um aliado;
- Remove o efeito de Feridas Dolorosas. Isso possibilita a remoção do efeito, e em seguida, a cura com alguma outra habilidade (campeões; roubo de vida...) sem que haja efeito negativo na segunda ação;
- Concede 30% de velocidade de movimento ao conjurador e a um aliado.
Vantagens da Barreira
- 30 segundos de Tempo de Recarga a menos do que o Curar;
- O escudo concedido não é afetado por quaisquer efeitos negativos;
- A Barreira pode ser utilizada antes de uma grande quantidade de dano ser recebida. O Curar deve ser ativado enquanto se está vivo, o que pode ser dificuldade se os adversários tiverem um grande poder de burst (Le Blanc, Ahri...).
É válido lembrar que, a escolha entre os dois feitiços depende de cada jogo. Aspectos como a composição adversária, a sua composição e os estilos de jogo das equipes influenciarão essa escolha.
Domingo (06/04), durante a final da Go4LoL#75, o Ad Carry da MAD Gaming, Marcelo "owN" Shiwa, optou pelo feitiço Curar para seu Lucian, enquanto que seu suporte Martin "Espeon" Gonçalves utilizou Exaustão para a Karma. Nesse caso, podemos avaliar que a Exaustão era focada para o Trundle adverário, impedindo sua chegada até owN. A Cura foi muito bem utilizada durante a fase de rotas, minimizando ao máximo o dano da botlane adversária, formada por Annie e Caitlyin. Nas lutas, o feitiço também garantiu a sobrevivência do Ad Carry.
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A MAD Gaming sagrou-se campeã da última edição da Go4LoL, com uma peculiaridade quanto à escolha dos Feitiços de Invocador
Portanto, pode-se concluir que o último patch de League of Legends trouxe diversas mudanças e novidades que serão percebidas nos jogos competitivos. O modo de como as equipes e os jogadores reagirão às novidades nos Feitiços de Invocador determinará seu sucesso nos campeonatos. Cabe aos times estudarem e analisarem essas modificações para escolherem o que combina mais com o seu estilo de jogo, alcançando assim, o sucesso.
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Fonte
Tópico no Reedit