segunda-feira, 14 de abril de 2014

Keyd Stars e o "Efeito Cloud 9" no Brasil


O cenário norte-americano passou por grandes mudanças na temporada passada, com a entrada da equipe Cloud 9. Com um estilo de jogo muito parecido com o dos coreanos, e muito diferente dos norte-americanos, eles colocaram a prova a frase "adapte-se ou morra" batendo o recorde da LCS ao conquistar 25 vitórias e 3 derrotas na temporada passada, e reconquistando o feito ao terminar com 24 vitórias e 4 derrotas nesta.

Com a entrada dos jogadores An "SuNo" Sun-Ho na mid lane e de Park "Winged" TaeJin na jungle da Keyd Stars, um fenômeno parecido se deu aqui no Brasil. A mudança brusca de estilo de jogo pegou os profissionais brasileiros de surpresa, acostumados a jogar apenas entre eles mesmos, ou contra outros times da América Latina, que possuíam um estilo de jogo parecido. O efeito foi o mesmo: Com pouca dificuldade, a Keyd Stars venceu seu primeiro campeonato, o BGL, com relativa facilidade.

Seguindo apenas por essa semelhança, podemos ter alguma esperança de que aconteça o mesmo que ocorreu entre os times norte americanos: Com a vinda de um time tão superior, as outras equipes não tiveram escolha além de se adaptar ou morrer. E no fim, foi o que aconteceu com cinco das oito equipes que participaram da LCS: A Team SoloMid e Counter Logic Gaming, respectivamente o segundo e terceiro colocados, ficaram tão a frente da quarta colocação que na última semana, era impossível a CLG ficar abaixo de terceiro.


Hoje, vemos uma expansão desenfreada do League of Legends no Brasil. A criação da Liga Brasileira chamou a atenção não apenas dos times profissionais já conhecidos, mas de algumas equipes "amadoras" com jogadores promissores. É o caso da Team AWP e da Team United, que se classificaram, junto com as quatro grandes equipes brasileiras (paiN Gaming, Keyd Stars, CNB e-Sports e KaBuM e-Sports) para jogar em Porto Alegre.

Talvez seja uma perspectiva otimista, mas, apesar de não ter acompanhado o cenário brasileiro recentemente, sempre acreditei que os jogadores daqui tinham potencial para se tornarem grandes, faltava apenas o investimento. Esse investimento veio de forma lenta no inicio, e, de repente, explodiu. Hoje vemos programas de televisão, matérias no jornal, entrevistas, e até mesmo a chance de termos uma final no Maracanãzinho, todos sinais de que, se o eSports não está sendo aceito como esporte de verdade, pelo menos como uma paixão nacional.

Hoje temos capacidade de trabalhar esse potencial. Como disse o ex-jogador da paiN, Felipe "brTT" Gonçalves, "o céu é o limite", e o comodismo que reinou na antiga melhor equipe do Brasil, paiN Gaming, foi violentamente destruído com a entrada dos dois coreanos e a saída de seu AD Carry. Não há mais uma "zona de conforto", e, se há, ela pertence à Keyd Stars neste momento. Para alcança-la, os jogadores devem treinar muito.



E isso já está dando frutos. A classificatória para a abertura em Porto Alegre foi recheada de ótimos jogos, inclusive de times que estão tentando invadir o cenário brasileiro como a Team AWP e a Acezone que, mesmo perdendo, mostrou para a paiN que tem tudo o que é necessário para tira-los da competição na próxima vez. Enquanto isso, a KaBuM e-Sports nunca pareceu tão bem, e a CNB e-Sports se mantém tão forte quanto sempre esteve, provavelmente como segundo melhor time do Brasil.

Com certeza temos apenas o que melhorar, e espero (e acredito) sinceramente que o "Efeito Cloud 9" trará frutos também para nossa região. Não digo que poderemos bater de frente com o cenário europeu ou coreano em um futuro próximo, mas quem sabe não vemos ótimas disputas entre KeyD Stars e Cloud 9, ou CNB e-Sports e Team SoloMid? Ou, mais do que isso, que fã do cenário nacional não gostaria de ver o velho sonho da paiN Gaming de entrar na mundial se realizar? Talvez até mesmo ver a KaBuM e-Sports voltar à China para nos representar de novo?

A Keyd fez a sua parte, lançando as sementes no fértil solo que é hoje o cenário brasileiro. E os frutos estão lentamente crescendo para os times com maior disciplina e habilidade pegar. Talvez até o final desse ano veremos os brasileiros vencendo os dois coreanos recém-chegados, que causaram toda essa comoção. E tudo começará nessa Liga Brasileira, um grande acontecimento trazido a nós pela Riot


[Fotos: Mylon, Keyd Stars - Creditos: Agencia x5]


Top