
Nesse domingo (16/03) o caster Guilherme "Tixinha" Cheida, fez a stream ao lado de sua namorada Lu "Luhzinha" Simione por mais de cinco horas para arrecadar doações ao jogador Cheon "Promise" Min-ki. A stream obteve cerca de 15 mil visualizações simultâneas e arrecadou um total de R$ 2.590,00 além do que deve ser recebido pela twitch (a partir de propagandas da stream).
Durante a stream, Tixinha e seus convidados jogaram partidas customizadas com os espectadores e doadores, jogadores profissionais também marcaram presença na stream, dentre eles: Felipe "brTT" Gonçalves, Matheus "Mylon" Borges, Gabriel "Revolta" Henud, Whesley "Leko" Holler e pessoas da comunidade como Caju, Gstv1, Kauê, Laruw e outros.
Gostaria de parabenizar o caster pela atitude e todos aqueles que participaram, seja fazendo doações ou apenas assistindo aos comerciais, atitudes como essa mostram que o povo brasileiro está disposto a ajudar o próximo.
Se você perdeu a stream, assista aqui.
A equipe norte americana Team Solomid decidiu dedicar parte do lucro das vendas de merchandising para colaborar com a causa. Em um dia, eles levantaram cerca de 15 mil dólares. O Inven (um dos mais importantes sites de notícias de jogos da Coréia) montou uma arrecadação de fundos no youcaring que está com cerca de 14 mil dólares arrecadados. A Riot e KeSPA pretendem custear todas as despesas do hospital e alguns jogadores como Mike "Wickd" Petersen, solo top da equipe europeia Alliance, e Yoon "MakNooN" Ha-woon, jogador coreano que já passou por equipes como CJ Entus e NaJin Black Sword, anunciaram que todos os lucros provenientes de suas streams por um certo tempo serão enviados como doação para ajudar Promise a se recuperar (vale mencionar que o jogador Wickd, solo top da Alliance já doou cerca de 250 dólares) e outros como Edward e Sky também doaram cercas quantias para a causa.
O caso Promise
O Jogador Cheon "Promise" Min-ki era o AD Carry da equipe coreana ahq e-Sports Corea Club, e acabou sendo envolvido com um esquema de manipulação de resultados de partidas da liga coreana. O técnico do time Noh Dae Chul utilizava sites de apostas para apostar contra o seu próprio time e coagia os jogadores a perderem propositalmente para seus adversários, desde o início de 2013 até quando o time se desfez, pouco tempo depois. O treinador então fugiu com o dinheiro dos jogadores, os deixando sem nada. Dentro desses e outros motivos pessoais Promise revelou toda a verdade e tentou se suicidar, pulando do décimo segundo andar do seu prédio mas acabou sobrevivendo e sendo levado para o hospital, aonde permanece até o momento, mas não corre risco de vida.
A ahq Taiwan fez um anuncio, confirmando tudo o que Promise revelou. A Riot, KeSPA e OGN convocaram uma reunião de emergência e estão investigando o caso. A KeSPA também abriu um processo criminal contra o técnico da ahq Korea, Noh Dae Chul. Ele está sendo acusado de extorsão, ameaças, fraude e interferência com o funcionamento do time. Aparentemente, o maior problema de Promise no momento é a sua coluna vertebral. Considerando isso, é muito provável que ele se torne paraplégico.
Leia mais detalhes e informações sobre o ocorrido aqui.
[Foto: Tixinha e Toboco - Crédito: Agência X5]