
A Alliance se encontra em uma situação complicada e os jogadores tem que descobrir um jeito de pararem de ser parte do problema e começarem a se tornar a solução. Isso vem sendo bem importante para o jungler da Alliance, Illyas "Shook" Harsema, cujo o gameplay anda variando entre heróico e trágico durante essa turbulenta temporada.
Uma chance à redenção
Apesar de ter boa perspectivas na LCS desde 2012, o caminho de Shook na LCS não vem sido fácil. Algumas vezes ele vem sendo o seu pior inimigo, chegando a ser banido por um ano da LCS no começo de 2013 devido a seu comportamento tóxico.
Um erro que já vinha acontecendo a muito tempo, que acabou sendo caro. Shook foi forçado a ficar de canto alguns dias antes da sua equipe (mousesports) competir nas qualificatórias de 2013 para a LCS, e assistiu enquanto seu time perdeu por pouco a promoção.
Mas foi também uma boa oportunidade para Shook ter um recomeço e uma nova perspectiva. Ele declarou em uma entrevista no website da Alliance: "A maior mudança para mim pessoalmente é que agora tenho uma atitude mais positiva com os outros jogadores na fila solo ranqueada; isso ajuda o time muito mais do que dar flame jamais ajudara".
Ele se juntou a Copenhagen Wolves durante a dominante caminhada da equipe no Challenger circuit, o que o permitiu manter o seu gameplay em nível profissional enquanto aprendia a ter uma atitude mais esportiva, enquanto esperava a sua elegibilidade na LCS ser restaurada. Isso também chamou atenção da Alliance, e ele foi recrutado para ser um dos membros fundadores da equipe.
Grandes jogadas, Grandes Throws
No seu melhor, Shook é um artista em fazer jogadas para o resto do seu time. Começa as lutas nos lugares certos, na hora certa, e serve kills para os seus carrys em uma bandeja de prata. Fica de igual-para-igual com junglers temidos como Araneae e Cyanide, os mantendo na defensiva com um forte counter-gank no começo do jogo.
Mas isso nem sempre acontece de acordo com o plano. O problema de Shook é duplo: primeiro, algumas vezes não há jogadas para serem feitas e mesmo assim ele vai estar fora de posição em algum momento chave pois está tentando forçar alguma jogada. - Seu companheiro de time - Wickd foi pego fora de posição várias vezes por que Shook perdeu a localização do jungler inimigo ou por que ele simplesmente priorizou outra coisa.
Segundo, Shook consegue apenas fazer um tanto. Essas "kills servidas na bandeja de prata" que ele da para os seus carrys as vezes acabam falhando já que a sua equipe acaba atrapalhando a jogada. Tabzz e Froggen já deixaram boas chances escaparem pelos seus dedos.
Shook veio para a Alliance para ser um playmaker, mas o problema da equipe é que eles não executam as suas grandes jogadas de forma confiável. Mas quando fazem, como em seu jogo contra a Fnatic na sétima semana, eles são tão bons quanto os times que você pode encontrar na LCS. Shook e Froggen tem uma química tremenda, os instintos de iniciação de Shook combinados com o posicionamento e follow-up de Froggen fazem deles uma dupla poderosa.
Vendo o vermelho
Se Shook tem uma fraqueza, é que nem sempre sabe quando jogar seguro. Como a Alliance em um todo, Shook veio para o time com anos de sucesso em seu currículo e confiança nas suas habilidades. Isso as vezes transforma a sua ousadia em uma total imprudência.
Um perfeito exemplo dos melhores e piores traços de Shook apareceram na Sexta Semana contra a SK Gaming. Mesmo com a Alliance ganhando o jogo, eles chegaram bem perto de perder o controle já que Shook acabou se entregando para a equipe inimiga em momentos cruciais. Com as duas equipes quase mortas aos 24 minutos, a Alliance foi tentar ir para cima de Jesiz na mid lane. No ultimo minuto, Shook tentou ir pra cima de nRated e Svenskeren ao mesmo tempo. Ele acabou sendo explodido instantaneamente, deixando seus companheiros de equipe, Tabzz e Nyph, como alvos fáceis para a SK detonar. Foi um erro fatal que acabou tornando uma situação crucial em desastre.
Esse mesmo jogo também mostrou Shook e a Alliance no seu melhor. Quando eles se estabilizaram contra a SK, a Alliance finalmente começou a pensar e atuar como uma equipe, Shook estava sempre pronto para atacar. Com seu Wukong, Shook espalhou o caos enquanto se jogava no meio da equipe inimiga, acabando com o seu posicionamento e abrindo a porta para o resto da sua equipe entrar. As suas jogadas criaram as oportunidades que a Alliance precisava para dar a volta por cima e garantir a vitória. Se a Alliance conseguir ir para as playoffs, será por conta de jogadas assim.
Dando a volta por cima
Shook já havia lidado com dificuldade antes e voltou ainda mais forte por isso, a Alliance não está de jeito nenhum de fora da disputa para o playoff. Se você deixar de lado o desastre que foi a primeira semana da LCS para a equipe - aonde eles perderam quatro jogos seguidos - eles seriam como os seus outros rivais: bons mas inconsistentes.
Shook tem que continuar fazendo boas jogadas e parar com as má decisões. Mas de qualquer jeito ele já está fazendo o que precisa: criando as oportunidades que o resto da sua equipe precisa explorar. Por todos esses altos e baixos da temporada da Alliance, Shook ainda esta lá, abrindo as portas para a vitória.