segunda-feira, 31 de março de 2014

LCS NA - Última Chama para Próxima Fase


Finalmente chegamos às partidas decisivas dessa primeira temporada de 2014. No próximo final de semana descobriremos quem serão os 6 times que disputarão a fase de mata-mata valendo o título da liga norte-americana de primavera. A última rodada da LCS NA contará com partidas em 3 dias. Cada equipe jogará 4 vezes.






O TSM deve manter-se consciente diante de seu oponente. Em outra chance a Coast já se aproveitou de alguns pequenos desleixos do time da TSM e acabaram vencendo uma partida que parecia já decidida, diante do abismo de técnica entre os dois times. Executando a performance padrão a equipe não deve ter problemas para conseguir um resultado positivo contra os 3 últimos colocados da liga.
O desafio real para a TSM será enfrentar a Cloud 9 na terceira partida da Super-week. Como ambas equipes estão próximas da classificação para a semifinal do torneio, pode ocorre que não queiram mostrar suas melhores táticas, já que a possibilidade de se encontrarem na fase de eliminações é eminente. Não me surpreenderia uma escolha de composição diversificada por parte de ambas equipes. De modo a procurar alguma fraqueza no adversário para aproveitar-se dessa vantagem na próxima fase do torneio.



Cloud 9 encontra nesta Super-Week dificuldade maior que sua adversária à liderança. Terá de enfrentar, não só o TeamSoloMid, pela disputada da liderança; como a Counter Logic Gaming, que vem fazendo partidas muito sólidas durante toda a temporada.
Com pontuação mais do que satisfatória a equipe encontra-se em um dilema. Dar tudo de si e tentar garantir a liderança da liga, mostrando para todos a força da atual campeã da LCS NA; ou guardar seus trunfos para a fase eliminatória?
Todas as estatísticas da penúltima rodada apontam para uma equipe forte que disputará cada centímetro de Summoner's Rift. Sneaky e Hai estiveram entre os melhores jogadores da semana 10, em que Sneaky foi escolhido como MVP ( Most Valuable Player ).
As partidas contra XDG e Coast não fazem muita diferença para a Cloud 9, mas podem definir os dois times que serão rebaixados para a próxima temporada.




CLG enfrentará times tradicionais na competição e não possuirá tarefa fácil nessa última rodada. A Cloud 9 pode apresentar uma composição diferente das normais nessa última rodada. O que pode dar alguma folga a Counter Logic, porém não se pode esperar muita facilidade do atual campeã. Dignitas e Curse encontra-se em uma zona de pontos segura, a ponto de não haver grandes possibilidades de serem rebaixadas; mesmo que vençam todas as partidas não alcançariam posições melhores. Teoricamente lhes dariam o direto de fazer uma partida sem a necessidade da vitória. Facilitando para a CLG.
Já a Evil Geniuses encontra-se na última posição junto com XDG. Jogarão cada jogo da ultima rodada determinados e sabendo que a derrota os colocariam no grupo dos rebaixados. Apesar da determinação, o nível técnico da CLG é muito superior e provavelmente garantirá a vitória.
O desempenho crescendo de jogadores como Aphromoo pode desbalancear a favor da Counter Logic Gaming, já que sua sinergia com o time parece cada dia mais aprimorada.





Apesar da segurança na tabela e da oportunidade de enfrentar times de igual ou menor nível, a Dignitas enfrenta o desafio de voltar a honrar a camisa de seu time. Fez uma liga muito aquém de sua tradição. Foi um dos fantasmas da liga, não apresentado grandes partidas e por vezes até entregando o jogo para times menores. Tal desempenho fez com que o jogador Scarra, um dos mais antigos do cenário norte-americano, decidisse por aposentar-se. Na próxima fase do campeonato a Dignitas terá que mostrar que realmente é um time de tradição, e romper com o favoritismo de TSM e Cloud 9. A atitude de romper com esta apatia pode partir do time nesta rodada. Diferente disso será só mais um time a ser atropelado pelos líderes da temporada.



A situação da Curse na tabela é idêntica a da Dignitas. Ambas equipes precisam superar suas limitações e mostrar a que vieram. Curse fez uma temporada bastante fraca. As constantes mudanças de players e roles acabaram retirando toda e qualquer sinergia entre os jogadores. Outro fator importante para a queda de rendimento foi a falta de domínio de Voyboy sobre uma vasta gama de champions na Mid Lane. Além de não conseguir adaptar-se ao metagame atual, o fato de ter que, por vezes, jogar recuado, sendo ele um jogador muito ofensivo, o tirou de sua zona de conforto, prejudicando todo o time. Este é o momento para a Curse testar todo o tipo de composições, pois as eliminatórias se aproximam e com certeza todo erro será punido.

O Team Coast encontra-se na 6ª posição, com 1 só vitória a frente dos lanterninhas. Terá uma das rodadas mais duras do campeonato. Precisando vencer todas as partidas possíveis para escapar do rebaixamento. Terá TSM e Cloud 9 pela frente, prováveis derrotas. Cada ponto conquistado nessa reta final fará toda a diferença para a Coast. O time já foi capaz de vencer a equipe TSM quando ela despontava na liderança isolada. Os jogadores devem apoiar-se nessa esperança e confiar em suas habilidades. Mesmo que a Coast tenha uma missão difícil ainda se encontra em vantagem diante da EG e XDG. O fato de dependerem somente de seus próprios resultados pode fortalecer a equipe.



Não bastasse a compra desleal da vaga na LCS NA, a EG realizou uma participação insignificante nessa temporada. Venceu somente 6 partidas. Não convenceu em nenhuma. Na maioria das derrotas sofridas o time sequer demonstrava qualquer reação. EG encontra-se com um pé no rebaixamento. O que é extremamente humilhante para um time que era tradicional na Europa e migrou para o servidor norte-americano para passar um dos maiores vexames de sua existência.
Não vejo qualquer possibilidade da EG sair da situação que está. Agora basta a eles esforçarem-se mais para o torneio qualificatório para a próxima temporada. Pois na situação em que se encontra o time, não conseguiriam manter-se entre os 8 melhores times do NA.





XDG é a decepção do campeonato. Após uma campanha fantástica em 2013, chegando a disputar até o mundial, o time retornou para a temporada 2014 com diversas mudanças de roles. Os mesmo jogadores mas em posições distintas. Como é conhecido o ditado aqui no Brasil: "em time que está vencendo não se mexe". XDG sequer conseguiu disputar os jogos até a segunda metade do campeonato onde decidiu voltar a line-up antiga. As equipes foram crescendo e se entrosando, quando a XDG resolveu voltar a sua formação vencedora já não havia tempo para experimentar.
É triste que um time com jogadores tão promissores tenham que passar por um rebaixamento. Mas é justo já que fizeram pouco do torneio e subestimaram seus adversários.
A esperança da XDG agora é estar entre os qualificados para a próxima temporada da LCS. Será uma tarefa das mais árduas.

Por fora da LCS

Terminou nesse domingo a última etapa da Challenger Series tendo como campeã a equipe chinesa LMQ que venceu as duas edições de forma incontestável. Os pontos acumulados pela vitória dos campeonatos garantiram a LMQ no torneio qualificatório para a LCS de Verão. Junto com ela estarão Cloud 9 Tempest ( que acumulou pontos na Challenger Series ) e as duas piores colocadas da LCS Primavera.


Top