No dia 25 de janeiro de 2014 aconteceu a final da Champions Winter 2013-2014, torneio coreano que dá pontos para se classificar para o mundial. O campeão foi a atual detentora do titulo mundial SKT1 K, time de grandes astros como Faker e Bengi. Com um impressionante recorde de 15 - 0, a SKT mostrou que lidera o cenário coreano com larga vantagem, e que também se adaptam bem rápido as mudanças do jogo, como por exemplo a mudança nos itens de visão. Porem o que esse time realmente tem que nenhum outro time tem?
![]() |
A atual campeã mundial também é a única a ter dois títulos da Champions |
- Rotações: o time coreano sabe se mover pelo mapa no early game como nenhum outro. Poohmanduh é um support que sabe onde tem que estar para ajudar o time, e bengi é um jungler que abusa dos ganks.
- Controle de mapa: A SKT1 K era o time com o melhor controle de mapa do mundo na S3, e por enquanto é o time com o melhor controle na coreia. O time soube se adaptar muito bem as mudanças e manteve a sua soberania na visão.
- Objetivos: Geralmente quem tem melhor controle de mapa gerencia os objetivos melhor também, e ve-se isso claramente nos jogos da campeã.
- Jogadores espetaculares: O time tem o melhor mid laner do mundo, um dos tres melhores suportes do mundo e um dos cinco melhores junglers do mundo.
Um time desses com um ótimo entrosamento não tem como dar errado. Claro que como qualquer outro time, a SKT não é perfeita, alguns analistas dizem que a team fight do time é ruim, e que só lutam com uma vantagem considerável no gold.
Já o campeonato em si teve vários outros destaques, sendo alguns deles:
- A recuperação de Dade, da Samsung Galaxy Ozone, que vinha jogando mal e foi provavelmente a maior decepção do mundial. Ele treinou com vários campeões novos, como Nidalee e Gragas, mas não abandonou seus antigos mains, Zed e Kha'zix. Ja o time irmão, a Blue, era o time com as maiores expectativas no campeonato, por ter derrotado a SKT1 K uma semana depois do campeonato mundial, no classificatório da WCG, mas em novo confronto Heart e companhia não conseguiram emplacar seu jogo contra o time vermelho.
![]() |
O time de Dade(primeiro a esquerda) foi até a final, mas não conseguiu parar a SKT |
- O time Najin White Shield ficou em quarto, posição muito maior que seu time irmão Black Sword, que foi desclassificado ainda na fase de grupos. A shield jogou bem como time, com destaque para o top/mid Save, que geralmente assumia a função de carry no time.
- A KT Rolster Bullets ficou em terceiro mas com cara de segundo. Foi o time que mais inovou durante o campeonato, principalmente seu famoso top laner Insec, que quase não usou o trio Renek-Shyv-Mundo e sim top lanes carrys como o seu conhecido lee sin e riven.
- As maiores surpresas foram o bom desempenho da xenics storm, um time com uma team fight forte e boas movimentações, principalmente do support Pekaboo. A outra surpresa foi o fraco desempenho das duas CJ's, que apesar de terem ficado na mesma posição que a citada acima, mostraram um fraco desempenho durante o campeonato, e ficaram em segundo nos seus respectivos grupos.
![]() |
Insec se destacou novamente na Champions fugindo do padrão dos top laners |
No campeonato de primavera, a SKT1 K vai sofrer com a perda do seu support Poohmanduh, que fez uma pausa na carreira profissional por causa de uma doença cronica. Sem seu capitão os atuais campeões vão ter que ralar muito para manter o titulo. Os principais candidatos para tomar o titulo da mão da SKT são a Samsung Ozone e a KT Bullets. Porem podemos ser surpreendidos pelas CJ's, já que a blaze está agora com um time solido e a frost está passando por varias mudanças. Por fim eu também ficaria de olho no time irmão da SKT1 K, a SKT1 S, que pode absorver vários ensinamentos do seu irmão e virar outra potencia na Coréia.